Vem aí o Curso de Produção de Milho pelo Sistema de Plantio Direto do CPT Cursos Presenciais

Entre os dias 1 e 3 de julho de 2011 o CPT Cursos Presenciais promoverá o Curso de Produção de Milho pelo Sistema de Plantio Direto.

Apresentação    do Curso

O Plantio Direto compreende um conjunto de técnicas integradas que visam melhorar as condições ambientais (água-solo-clima) para explorar da melhor forma possível o potencial genético de produção das culturas (Primavesi, 2000). Respeitando os três requisitos mínimos - não revolvimento do solo, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura para formação de palhada, associada ao manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.

Estima-se hoje que, no Brasil, cerca de 12 milhões de hectares estejam em sistema de plantio direto, uma vez que o sistema passou a ser utilizado em culturas perenes, na cana de açúcar, na recuperação de pastagens por meio da rotação entre lavouras e pastagens, no reflorestamento, na fruticultura, na olericultura. Destaca-se como importante alternativa para a economia de operações manuais, de tração animal, tratorizadas ou aéreas. Dessa forma, fica evidente sua universalidade e abrangência, ensejando sua escolha como o mais potente instrumento a ser fomentado no manejo racional das bacias hidrográficas.

A cultura de milho, num programa de rotação cultural, oferece vantagens adicionais, pela maior produção e manutenção de restos culturais (palhada) na superfície do solo. Dados experimentais mostram que o milho produz duas vezes mais matéria seca por hectare do que a aveia, quatro vezes mais do que o trigo e seis vezes mais do que a soja. Sendo assim, para falar de plantio direto temos que relacionar a cultura do milho.

A falta de qualificação dos profissionais fez com que alguns produtores tivessem perdas ao adotar o sistema de plantio direto, pois utilizaram técnicas agrícolas incorretas. Com isso esse curso contribuirá para sanar qualquer tipo de dificuldade que ainda exista.

O obejtivo deste curso é capacitar profissionais para o manejo adequado do milho no sistema de plantio direto (SPD). Apresentando técnicas mais modernas de cultivo, ensinando como praticar os princípios do manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.

Mostrar as vantagens desse sistema para diversos cultivos, bem como seus benefícios ambientais. Qualificar os estudantes com aulas práticas de regulagens de plantadeiras, pulverizadores e tecnologias de aplicação de defensivos.

Fonte: CPT Cursos Presenciais   

Informações de matrícula, clique aqui.

 

Veja também:

Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável de Gado de Corte no Município

Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável de Gado de Leite no Município

Curso de Irrigação: sistemas, manejo e gestão em condições de campo  

Cursos

Destaques

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.