Controle biológico de pragas e de doenças no plantio direto do milho

Um método de controle que vem se mostrando bastante eficiente na cultura do milho e menos prejudicial ao meio ambiente é o controle biológico. Pode ser utilizado de dois modos: pela importação de inimigos naturais ou, ainda, pela manipulação daqueles já existentes no local. Este método tem se mostrado interessante, principalmente, para pragas da cultura do milho, como as lagartas, Spodoptera frugiperda (lagarta do cartucho), Diatraea saccharalis (broca da cana- de- açúcar) e Helicoverpa zea( lagarta-da-espiga), que se localizam no colmo ou na espiga, tornando ineficiente, o controle químico.

Deve-se salientar, também, que plantas daninhas podem servir como hospedeiras para as pragas, sendo que a sua eliminação auxilia bastante no combate a esses insetos. Porém, independentemente  do método de controle escolhido, seja ele químico, biológico, cultural ou a junção de vários métodos, o combate às pragas deve visar à eficiência agronômica, aliada à baixa toxicidade para homem e o meio ambiente.

Para saber quando iniciar o combate a uma determinada praga é essencial realizar o monitoramento constante da lavoura. Desse modo, tem-se conhecimento de quando a praga chegou na área e também pode-se estimar qual a sua densidade populacional.

Para o controle de doenças no Sistema de Plantio Direto, aplicam-se fungicidas na palhada, controlando-se a densidade de plantas, por área adequada ao crescimento da cultura,eliminação de plantas que crescem após a colheita, para que patógenos não sejam mantidos no campo, até o próximo plantio nem no mesmo período agrícola, manejando-se a fertilidade do solo, e o aumento da atividade supressiva do mesmo.

Para minimizar os riscos e os prejuízos causados por estas doenças e pragas torna-se imperativo aos produtores de SPD melhorar a qualidade do seu sistema, executando-se a rotação de culturas e a diversificação de espécies, além do uso do manejo integrado e do controle biológico.

 

Fonte: Site Projepec e Ronaldo Trecenti (Engenheiro Agrônomo, M.Sc. )

Agricultura

Áreas

Artigos

Milho

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.