Proteção das nascentes: tenha boa produção e mais qualidade de vida

Muitos produtores, dos grandes aos pequenos, usam de sua terra sem qualquer conhecimento e responsabilidade, em busca de lucros e maior produção. Mas o que eles não sabem é que, ao longo do tempo, quanto mais errônea e desordenadamente ele usar dessa terra, isso só vai gerar prejuízos, e escassez de fontes naturais como a água. E um dos maiores vilões dessas fontes naturais são os desmatamentos.

Muitas veze, eles desmatam em busca de mais terra para agricultura, passando por cima de árvores nativas, matas ciliares( localizadas paralelas ao curso dos rios) e, até mesmo nascentes, destruindo todo um ecossistema em equilíbrio. Com isso, aparecerão, futuramente, grandes problemas, como escassez de água, aumento de pragas e doenças nas culturas, problemas com animais selvagens etc.

Em função disso, deve-se proteger as fontes naturais, como as matas nativas e as nascentes. No caso das nascentes, deve-se fazer um estudo e um projeto para proteção das mesmas, procurando-se utilizar de um meio mais sustentável para desfrutar de sua propriedade.

Primeiramente, devem-se localizar as nascentes na propriedade, demarcá- las e começar o planejamento de proteção. Uma solução prática e  funcional é a de se fazer uma cerca num raio de 50 m de cada nascente, preservando as APP( Áreas de Preservação Permanente), onde se localiza toda a mata nativa do local, o que vai auxiliar na preservação dessa nascente. Isso pode  evitar a entrada de animais, máquinas e pessoas que vão pisotear ou destruir essa mata que é de vital importância para a proteção do ambiente a ser protegido.

Respeitados estes limites, pode-se fazer o uso da terra para a agricultura, levando-se em conta, também, o uso mínimo de defensivos agrícolas, usando-os com responsabilidade, evitando-se  que sejam lixiviados ou arrastados para as nascentes. Importante, também, não se esquecer de proteger o curso de água, protegendo-se, no mínimo, 30m de mata ciliar ao longo do curso d'água ou rio. Isso evita a erosão e a chegada de fertilizantes e defensivos agrícolas até a nascente, garantindo-se, assim, a pureza da água.

Feito isso, o produtor poderá usufruir de sua terra, tendo produção e qualidade de vida, pois protegendo suas nascentes, protegerá sua água, que alimentará sua família e seus filhos por muitas gerações.

 

Autor: Lucas Alves Teixeira Fonte: CPT-Cursos Presenciais        

Áreas

Artigos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.