Inovação: Apresentada nova ferramenta contra ferrugem do café

Disco de Recomendações Sphere Max promete auxiliar produtores na hora da aplicação de químicos contra uma das principais doenças no cafeza

Quando o assunto é o controle de doenças, os produtores buscam minimizar os riscos ao máximo, aproveitando as novas tecnologias desenvolvidas. Foi pensando nisso que a Bayer CropScience acaba de lançar uma nova ferramenta para manejo da ferrugem do café. A apresentação do produto foi feita na 14ª Expocafé que aconteceu de 14 a 17 de junho na fazenda experimental da EPAMIG, na cidade de Três Pontas - MG. Trata-se de um disco de recomendações que irá nortear o produtor no controle da ferrugem do café. O disco de recomendações leva uma segurança ao produtor porque ele traz variáveis de recomendações como altura da planta, carga pendente, espaçamento entre plantas, dose e época de aplicação dentro de um disco de recomendação - explica o gerente de Cultura do Café da Bayer CropScience, José.

Mas ele afirma que ao ir até o campo e utilizar o disco, o agrônomo ou técnico deve também ter um bom senso na hora da recomendação, já que se existem ainda outras variáveis como nutrição de planta e índice pluviométrico, que não são abordadas pelo disco. Portanto ele deve ainda saber qual o histórico de adubação da lavoura e outras informações que o disco não contempla. Por isso, nada substitui que um técnico ou um agrônomo esteja no campo com o disco para fazer as recomendações.

A utilização do disco traz ao produtor o benefício de redução de custos, já que com seu uso a pulverização será feita na medida certa, evitado excessos.

 

Fonte: Portal Dia de Campo

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

Veja outras publicações da Revista agropecuária:

Soja marrom é a novidade da Embrapa para a safra 2011/2012 em MG

Antecipar o plantio de feijão pode trazer maior lucro ao produtor

Controle biológico de pragas e de doenças no plantio direto do milho    

 

Agricultura

Biotecnologia

Café

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.