Rambutan: a delícia do Pacífico

Originário do Arquipélago Malaio, o Rambutan é muito semelhante a Lichia (Litchi chinensis) tanto em beleza como paladar, pois pertecem à mesma família (Sapindacea). Seus frutos são maiores que o da Lichia e tem várias vantagens sobre a mesma. Suas sementes são 30 a 50% menores, possuem casca firme cobertas com pelúcia macia e coloração vermelho carmim, destaca-se facilmente da polpa. Produzem em pencas com 15 a 30 frutos, sendo estes ovalados com 5 cm de comprimento.

Também suas resistência ao transporte é maior, pois sua polpa é mais firme e a pelúcia que recobre a casca evita atrito entre os frutos amortecendo impactos.

Sua polpa é doce, pouco ácida semelhante à uva podendo ser utilizada em conservas e sucos, aceita também congelamento mantendo as características originais. A maturação dos frutos ocorre de Junho a Outubro, sendo mais concentrada em Julho e Agosto, sua produtividade é grande, podendo chegar a mais de 200 Kg por planta.

É uma árvore tropical que atinge 12 m de altura, muito ornamental e por sua beleza de folhagem, floração e frutificação pode ser plantada em alameda e jjardins.

Desenvolve-se bem onde cresce o café, não suportando geadas nem temperaturas negativas. Gosta de umidade no solo principalmente na época da florada, ocorrendo seca prolongada é necessário que se irrigue a planta.

Esta fruta é muito popular no Havaí, Tailândia, Vietnã, Indonésia, sendo artigo de exportação com grande aceitação na América de Norte e Europa.

O início da produção das mudas por nós comercializadas ocorre em 4 ou 5 anos, estando as mudas já com 24 meses de idade.

A distância de plantio recomendada é de 8 m entre plantas por 10 m entre linhas.

A quantidade de mudas é limitada e após o término dessas, somente teremos mais no final de 1999.

 

Fonte: Site Odair Plantas

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Melancia preta é leiloada por quase seis mil reais no Japão

A influência da lua na agricultura

 

Agricultura

Curiosidades

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.