Dez maneiras de economizar água

A água é a base da vida, e neste planeta apenas um por cento de toda a água está disponível para quase sete bilhões de pessoas e uma infinidade de ecossistemas de água doce.

É essa pequena parte de água que temos que usar para satisfazer todas as nossas necessidades de irrigação, indústria, água potável e saneamento e as necessidades de milhares, senão milhões, de outras espécies que compartilham o planeta conosco.

O estilo de vida norte-americano, por exemplo, exige em média 6.814 litros de água por dia, dos quais 70% vão para alimentação. Se cada um de nós aprender a conservar um pouco mais esse bem, será possível obter grandes economias.

O CicloVivo separou dez dicas que Sandra Postel, parceira da "National Geographic Freshwater", sugeriu. São pequenas e simples mudanças que podem ser adotadas nas rotinas diárias.

1. Escolha um paisagismo apropriado para o clima da região. Plantas nativas e gramíneas que se desenvolvem somente na chuva são as melhores.

2. Instale chuveiros e torneiras de baixo fluxo. Economizando água quente, você também reduzirá sua fatura energética. 3. Compre descargas de baixo volume, volume ultra-baixo ou modelos de dois fluxos.

4. Concerte torneiras com vazamentos. Todas essas gotas desperdiçadas chegam, às vezes, a até 95 litros por dia.

5. Coloque a máquina de lavar louça ou máquina de lavar roupa para funcionar somente quando estiverem cheias. Quando for a hora de substituí-las, compre um modelo energeticamente eficiente. Lembre-se, economizando água economiza-se energia e poupando energia poupa-se água.

6. Coma menos carne, especialmente bovina. Um hambúrguer tradicional pode gastar 2.385 litros para ser produzido.

7. Compre menos coisas. Tudo leva água em sua produção. Então, se comprarmos menos, diminuiremos nossa pegada hídrica.

8. Recicle plásticos, vidros, metais e papel. Compre produtos que possam ser reutilizados e diminua sua quantidade de lixo. Assim, ao mesmo tempo poupa-se água, pois, na produção de novos itens a água é consumida.

9. Feche a torneira enquanto escova os dentes e lava os pratos e use um minuto ou dois de seu banho, no máximo, para fazer a barba.

10. Conheça sua fonte de água: rio, lago ou aquífero que abastece sua casa. Uma vez que você o conhece, você se preocupará mais com isso e não vai mais querer desperdiçar água.

Fonte: Site Ciclo Vivo

 

 

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagem

 

 

Veja outras publicações da Revista Veterinária:

Melancia preta é leiloada por quase seis mil reais no Japão

Abelhas - como vivem Rambutan: a delícia do Pacífico

Agricultura

Curiosidades

Destaques

Ecologia

Economia Rural

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.