Plantadeira desenvolvida especialmente para o plantio direto

Apresentada na Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio, a Plantadeira Sol TT3234, desenvolvida pela Semeato, é destinada ao plantio de grãos graúdos e tem como características o auto transporte e a facilidade para trabalhar em terrenos irregulares. Segundo Eduardo Copetti, gerente de desenvolvimento mercado produto da empresa, a plantadeira tem grande porte e é destinada a grandes produtores e propriedades.

- É uma plantadeira exclusiva de sementes, ou seja, não trabalha com adubo e apresenta 34 linhas com espaçamento de 45 ou a possibilidade de montar 32 linhas com espaçamento de 50. É uma máquina grande, que apresenta uma largura de trabalho de 17m - afirma.

Copetti diz que, devido ao fator tamanho da máquina, foi desenvolvido nela um sistema de transporte. Portanto, ela é uma máquina auto transportável que, em posição de transporte, apresenta largura de 5m, o que facilita o deslocamento em estradas, pontes e porteiras.

Além disso, o gerente explica que a plantadeira é uma máquina destinada ao plantio de grãos graúdos, como soja, milho, feijão, algodão e sorgo. Mas também é destinada ao plantio direto, principal característica das máquinas da Semeato.

- Para efetuar o corte da palha, ela utiliza um disco de corte de 5 polegadas. Esses discos se apresentam de forma desencontrada, para evitar a possibilidade de ocorrência de embuchamentos com a palha e contam com excelente poder de corte, porque a máquina apresenta uma boa relação peso por linha. Isso gera uma condição importante para trabalhar em solos mais pesados - garante.

Ainda de acordo com Copetti, a Sol foi desenvolvida em cima de um chassi central rígido e dois módulos laterais flexíveis, que apresentam uma articulação de até 15°, o que facilita o plantio em áreas que apresentam curvas de nível ou terraços.

- Já a transmissão é realizada através de um sistema eletro hidráulico formado por três motores hidráulicos, ou seja, um motor instalado em cada um dos três módulos, controlados por um controlador eletrônico localizado na cabine, onde o operador tem o total controle -ressalta Copett.

 

Fonte: Portal do Agronegócio Adaptação: Revista Agropecuária  

 

Conheçao Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Nova Balança agrícola

Agroindústria canavieira - desafios e oportunidades

Biotecnologia molecular  

Agricultura

Áreas

Destaques

Mecanização

Milho

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.