Fertilizantes e seu papel sustentável na agricultura

Os fertilizantes têm um papel muito importante para a sustentabilidade do agronegócio e na garantia da segurança alimentar global. "Mas o público leigo está muito mal informado em relação a isso, e precisa saber e reconhecer este papel", frisou o diretor geral do International Plant Nutrition Institute (IPNI Brasil), Luís Ignácio Prochnow, durante o Painel "A Importância dos Fertilizantes na Sustentabilidade", durante o 1º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, evento realizado no dia 12, em São Paulo (SP).

Para reforçar o papel importante dos fertilizantes, no processo de sustentabilidade, o painelista apontou quatro conclusões. A primeira delas é que a segurança alimentar é fundamental no combate à fome global e que há a necessidade de se produzir alimentos em quantidade adequada. "A agricultura precisa produzir mais,  sem aumentar o plantio. Elevar estes níveis de produtividade só é possível com a utilização dos fertilizantes. Os estoques finais de grãos estão em patamares muito baixos e a preocupação com uma crise alimentar vem crescendo", destacou Prochnow.

O diretor do INPI lembrou que estudos indicam que, nos próximos 40 anos, o mundo terá que produzir a mesma quantidade de alimentos dos últimos 8.000 anos como forma de atender à demanda de alimentos de uma população que deve bater na casa de 9 bilhões de habitantes. "É impossível atingir este objetivo sem o uso dos fertilizantes", sentenciou o palestrante.

A segunda conclusão exposta por Prochnow é que as plantas necessitam de nutrientes em quantidade apropriada e aplicada  de forma balanceada. "Os nutrientes removidos do solo precisam ser repostos. Somente por isso, fica ratificado o papel importante dos fertilizantes no combate à fome", disse. A terceira conclusão é de que os fertilizantes são insumos essenciais para a conquista da segurança alimentar.

"A utilização de fertilizantes trouxe ganhos de produtividade entre 40% e 65% ao longo dos anos. Experimentos demonstram que sem fertilizantes, as metas de produtividade exigidas para se aplacar a fome no mundo não seriam atingidas", completou, acrescentando que o conjunto das conclusões anteriores forma a quarta sentença, reforçando o papel sustentável do setor: Fertilizantes usado, adequadamente, beneficiam a sociedade e o meio ambiente.

Segundo o diretor, o solo brasileiro tem baixa fertilidade e só com o uso de fertilizantes se assegura a maior produção em uma área relativamente estável. Ele lembrou que o Brasil tem, ainda, um dos melhores balanços do mundo na utilização de fertilizantes, evitando danos ambientais.

 

Fonte: Agrolink Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

  Veja outras publicações da Revista Agropcuária: Cientistas pesquisam solo fértil amazônico Aplicativo digital está sendo criado para manejo de plantas daninhas Defensivos biológicos agora terão novos rótulos  

Agricultura

Fertilização

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.