Tire dinheiro da floresta, mas sem degradá-la

Uma das atividades que está em destaque é o desenvolvimento de plantios florestais, onde o produtor consegue aumentar sua renda em um prazo bom e ainda preservar o meio ambiente. O executivo florestal Heuzer Guimarães é especialista em integração lavoura e pecuária e nos explica como tirar proveito, não só do plantio de grãos, mas também de sistemas florestais.

Segundo Heuzer Guimarães, gerente executivo florestal da Duratex, quando o assunto é a produção entre lavoura e floresta, é importante estabelecer que o termo "floresta" se refere a áreas que devem ser conservadas ou preservadas. A relação entre a floresta plantada e as áreas de conservação e preservação ambiental tem sido a base dos programas de manejo florestal das florestas plantadas.

- Quando se fala em lavoura, não se pode pensar exclusivamente em milho, cana, soja e outras culturas agrícolas. Os plantios florestais, como eucaliptos e pinos, também se definem como lavouras e são estabelecidos a partir de planos de manejo que efetivam processos de conservação e preservação ambiental - afirma.

Para ele, a importância da reposição florestal é justamente garantir sustentabilidade. O gerente diz que, quando se fala em sustentabilidade e reposição florestal, é preciso considerar os alicerces dessa sustentabilidade, ou seja, um alicerce econômico, um alicerce social e um ambiental.

- A reposição florestal vem, justamente, para garantir que a continuidade em oferta de matéria-prima, de madeira e das diferentes demandas que existem no mercado deve respeitar preceitos ambientais e sociais. É exatamente isso que o setor de florestas plantadas vem desenvolvendo no país. O setor florestal, hoje, é um exemplo de conservação e preservação. Os plantios florestais de Eucalyptus e Pinus no Brasil totalizam aproximadamente 6,5 milhões de hectares.  As empresas florestais são responsáveis pela preservação de 3,9 milhões de hectares de áreas nativas - conta.

Ainda de acordo com Guimarães, a reposição florestal não só é fundamental para produzir matéria-prima, mas também para trazer preceitos que preservem e conservem o ecossistema, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento social nas regiões onde essa reposição se efetiva.

- Na hora da reposição florestal, a primeira preocupação que o produtor deve ter é estabelecer se as áreas de preservação permanente estão realmente preservadas, se a área de reserva legal da propriedade se encontra estabelecida, se essa área onde o plantio será efetivado é conhecida pelo produtor, quais as condições edafoclimáticas reinam nessa área e que tipo de tratamento é necessário aplicar. Junto a isso, é importante definir o material genético (espécie e clones) que melhor se adapta a estas condições, potencializando  a produtividade das florestas - orienta.

O gerente afirma ainda que, antes de qualquer coisa, ao fazer a reposição, o produtor deve identificar o material genético mais indicado para sua região. Dentro dessa espécie, deve-se verificar se há a disponibilidade de clones para serem plantados. A partir daí, deve-se então fazer uso de técnicas de preparo de solo, de controle de competição vegetativa, de nutrição mineral, fertilização e controle de pragas e doenças.

 

Fonte: Portal dia de Campo Adaptações: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Floresta amazônica pode virar savana, diz estudo do Banco Mundial O código florestal. Saiba o que é e como está afetando a vida dos produtores Sistemas agroflorestais - ecologia e produção  

Artigos

Floresta

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.