Programa da Minerthal traz precisão na suplementação de bois

Um novo programa de computador voltado para suplementação de bovinos é a aposta da Minerthal, que desenvolveu o aplicativo como ferramenta interativa do programa Minerthal Suplementação de Precisão. Segundo Fernando José Schalch, responsável técnico da empresa, o programa relaciona a necessidade do animal com diversos nutrientes limitantes à produção, com o pasto e com a época do ano com que esse pasto está envolvido, gerando assim um déficit a suplementar.

- A ideia é evoluir até chegar a um software. Hoje, ele é um pouco menos flexível, pois conseguimos somente avaliar como está o desenvolvimento do suplemento. No futuro, será possível imputar os dados dos animais, do pasto e do suplemento para que o programa feche a avaliação. Atualmente, já conseguimos enxergar a eficiência de alguns tipos de suplementos - afirma o responsável técnico.

Ele explica que, com o programa de computador, é possível navegar por diversas pastas e locais, o que oferece variáveis de tipo de pasto, de animal e de suplemento. Ele serve para que o produtor consiga enxergar e avaliar como está o status da suplementação e assim traçar estratégias.

- O maior objetivo é mostrar então quais são os fatores que interferem na boa suplementação e no resultado final de desempenho. Essa ferramenta consegue mostrar, de forma interativa, quais são os fatores que influenciam nos aspectos da suplementação - diz.

Para Schalch, conhecer o animal e o estado produtivo em que ele se encontra é importante. No caso de cria, por exemplo, a demanda de nutrientes do animal ao parto é diferente da demanda do animal ao final da lactação. De acordo com ele, a época do ano e a qualidade do pasto também têm importância. Um pasto de seca é muito diferente de um pasto de águas ou início das cheias.

- Já a produtividade está aliada à questão da meta de produção. Se o produtor tem uma estimativa de que o animal deve ganhar 500g por dia, a demanda dele de nutrientes terá um número determinado.  Já se a média de desempenho é de 1kg animal/dia, a meta de fornecimento de nutrientes será maior - conta.

Ainda segundo o responsável técnico, um animal bem manejado e suplementado pode produzir de 15% a 20% a mais de bezerro por ano. A ideia, como ele explica, é conseguir enxergar qual suplemento oferece, de maneira mais precisa, a quantidade de nutrientes demandada, sem desperdício.

  Fonte: Portal Dia de Campo

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Milheto ANM17 na produção leiteira Como produzir mais leite e mais bezerros com menor intervalo de partos Como avaliar a maciez da carne bovina  

 

Bovinos

Destaques

Diversos

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.