Carro criado pela GM e Shangai Automotive é movido a energia solar

A exposição "Shanghai World Expo 2010" apresentou, no último ano, uma criação em conjunto entre a empresa SAIC (Shanghai Automotive Industry Corporation) e a GM (General Motors); um conceito interessante chamado Y e Z.

O carro de dois lugares é totalmente elétrico e designado para funcionar, utilizando recursos naturais.  O veículo foi desenvolvido para uso no ano de 2030 e contará com a energia gerada a partir do sol e do vento.

O automóvel é equipado com paineis solares, localizados na cobertura e pequenas turbinas eólicas localizadas nas rodas. Além disso, ele também possui um avançado sistema que ajuda a capturar o dióxido de carbono do entorno, converte em oxigênio fresco e libera de volta para a atmosfera, assim como uma planta real. Esta última parte é feita de uma estrutura de metal-orgânica.

Através de uma série de reações químicas a eletricidade gerada pelos paineis solares e turbinas de vento fica armazenada em baterias de íon-lítio, presente a bordo, que alimentam o veículo.

Y e Z, pronuncia-se "yea-zi", significa folha, em mandarim, que também empresta seu nome para a estética da grande cobertura em forma de folha.

De acordo com os criadores do projeto, "o carro elétrico funcionará tanto durante os dias ensolarados, como nos dias nublados, e, ao mesmo tempo, será capaz de utilizar o poder do vento e 'permitir' a mobilidade com zero emissões de gases de efeito estufa." Ainda não existem especificações técnicas do veículo pois trata-se, apenas, de um conceito.

 

Fonte: CicloVivo  

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagem para Bovinocultura

Veja outras publicações da Revista Veterinária: Britânicos inventam camiseta que produz eletricidade a partir do som São Paulo terá núcleo de pesquisa em bioenergia e sustentabilidade A energia verde pode produzir o equivalente a três usinas Belo Monte    

Bioenergia

Destaques

Ecologia

Floresta e Meio Ambiente

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.