Brasil poderá produzir água a partir de energia eólica

O Brasil pode contar, muito em breve, com uma tecnologia francesa que utiliza a energia dos ventos para transformar vapor de água em água potável. A Eole Water, empresa detentora do produto, fechou uma parceria com a Solstice, uma consultoria em energias renováveis.

O equipamento é semelhante a uma turbina eólica comum. A umidade do ar é aspirada por um sifão e condensada para extração de água. Em seguida, o líquido é tratado mecanicamente, por meio da filtração. Depois, a água, já própria para consumo, é armazenada. Todo o processo segue normas de qualidade estabelecidas pela Organização Mundia de Saúde.

De acordo com a Solstice, a tecnologia não gera resíduos, não emite gases nem utiliza componentes químicos. Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, já tem uma torre deste sistema em funcionamento. A empresa estima que o Brasil tenha uma capacidade de produção, diária, em torno de1.500 litros de água potável.

A Solstice está em busca de parceiros para implantar as turbinas no Brasil. A intenção é levá-las a comunidades isoladas, com deficiência no abastecimento de água ou que ainda precisem de caminhões-pipa. De acordo com a coordenadora da empresa, Penélope Valente, até o final deste ano, os locais e datas de implantação devem estar definidos.

 

Fonte: Ecodesenvolvimento    

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Cebola geneticamente modificada não faz chorar Biotecnologia molecular Milho transgênico será capaz de produzir colágeno  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Artigos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.