A chave para o sucesso da agricultura familiar, o uso do plantio direto e da ILPF

O Brasil, a cada ano, mostra-se mais desenvolvido, no ambiente rural, sendo o segundo maior exportador do mundo de carne bovina, 6º na produção leiteira e maior produtor e exportador de várias culturas importantes.

Neste ano de 2011, a safra de grãos baterá novo recorde, sendo esperados 161,5 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E graças a esses rankings está o sucesso do agricultor familiar, sendo responsável por 79% dos produtores rurais do Brasil.

Antigamente, era sinônimo de grande produtividade, em grandes propriedades, as monoculturas, desmatando e abrindo novas terras para agricultura e pecuária. Hoje, o cenário mudou, onde cada vez surgem novas técnicas mais produtivas, englobando espaços cada vez menores, diminuindo custos com implantações, manejo, defensivos agrícolas, etc. E duas dessas novas técnicas já usadas há muito tempo, mas pouco difundidas e utilizadas pelos agricultores familiares, são o plantio direto e a integração lavoura pecuária e floresta.

O plantio direto compreende um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais (água-solo-clima) para explorar, da melhor forma possível, o potencial genético de produção das culturas (Primavesi, 2000). Respeitando os três requisitos mínimos - não revolvimento do solo, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura para formação de palhada, associada ao manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. As principais vantagens deste método é evitar erosão, diminuir incidência de plantas daninhas e pragas, preservar a umidade do solo etc. Sendo uma técnica fácil e barata para o produtor implantar em sua pequena propriedade. Já a Integração lavoura pecuária e floresta, é uma forma de unir o plantio direto com três outras atividades, produzindo grãos, carne ou leite e produzindo madeira. Um exemplo de uso da ILPF é plantar, primeiramente, o eucalipto, depois, a pastagem e o grão, como milho, por exemplo, depois de colher o grão, terá uma boa pastagem, graças ao resíduo do adubo da cultura anual; logo após, pode-se entrar com o gado e produzir carne ou leite, e, por último, tirar proveito da madeira do eucalipto, completando o ciclo. Com essas atividades integradas o agricultor familiar terá renda o ano inteiro.

No último dia 28 o MDA ( Ministério do Desenvolvimento Agrário) lançou o Plano safra 2011/2012 que vai liberar  2,1 bilhões de reais para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) distribuir entre os estados, reduzindo também os juros de investimento de 4% para 2%.Issodemonstra aos agricultores familiares que estão com a faca e o queijo na mão, só precisam buscar esses investimentos e começar a produzir. E o plantio direto e a integração lavoura pecuária e floresta são dois meios de se conseguir muito, gastando-se pouco.

 

Autor: Lucas Alves Teixeira Fonte: CPT- Cursos Presenciais    

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Integração lavoura pecuária floresta e sistema de plantio direto - tema de diversificação no meio rural Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono - ILPF RS beneficia 300 famílias pobres com a criação de centros de agricultura urbana    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Artigos

Economia Rural

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.