Governo brasileiro decide diminuir a mistura de etanol à gasolina

Devido à escassez do biocombustível etanol e à grande demanda, o governo brasileiro decidiu reduzir de 25 para 20% a mistura de etanol anidro à gasolina a partir de 1° de outubro, informou nesta segunda-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo ele, o governo já trabalha com a perspectiva de que a safra de cana 2012/13 não fique muito maior do que a atual e, por isso, a decisão de reduzir a mistura. "Verificamos que a safra do próximo ano também não será muito melhor... Então temos de tomar providências desde logo, para garantir o presente e o futuro. É uma medida de precaução", disse Lobão a jornalistas, após participar de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff na qual a decisão foi tomada.

A redução da mistura para 20% valerá por tempo indeterminado, segundo Lobão, mas pode ser revisada futuramente, quando houver garantia de suprimento para isso. "Depois calibraremos, modificando a resolução no momento em que acharmos que já temos segurança", disse. O Brasil, maior produtor mundial de açúcar e também de etanol feito a partir de cana, passa por um momento de escassez na oferta do Biocombustível.

O governo teme que a gasolina fique muito mais cara, devido ao aumento de preço do etanol anidro, na próxima safra, preferindo, então, reduzir a mistura. Para a Petrobrás, a medida terá o efeito indesejado de elevar o consumo de gasolina, no mercado doméstico, o que poderá acarretar  aumento das importações do combustível, já que o parque de refino está operando à capacidade plena.

  Fonte: Equipe CPT Cursos Presenciais  

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Caramujos africanos podem virar etanol de segunda geração Etanol de segunda geração também vem do eucalipto Bunge inaugura usina de etanol para abastecer todo Norte e Nordeste do país    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Floresta e Meio Ambiente

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.