Eliminada a marcação a ferro quente em gado girolando

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG) decidiram, em votação, eliminar a utilização da marcação de ferro quente para marcar o número de registro nos animais, evitando essa técnica cruel, com o gado, e facilitando a identificação. O boi passará a utilizar um botton eletrônico na orelha, como um brinco de identificação, que conterá a Série Única do criador e a Numeração Particular do rebanho.

Esta medida entrará em vigor neste mês de setembro. A troca da marcação a fogo pelo botton, segundo a ABCG, é uma das etapas de implantação do Sistema de Identificação Unificado (SIU) que a associação vem realizando desde o início deste ano. O método permitirá maior segurança e eficiência no armazenamento de informações dos registros efetuados pela Girolando, cujo banco de dados contém mais de 1 milhão de registros genealógicos.

"Nesta etapa inicial, ao visitarem os rebanhos, os técnicos efetuarão os controles ou registros de nascimento dos animais e ficarão encarregados de passar todas as informações, aos criadores, sobre o novo sistema, explicando a forma correta de aplicar o botton e como realizar as futuras solicitações", informa o superintendente técnico da Girolando, Leandro Paiva. A implantação do botton é gratuita, pois será doado pela associação.

Os bottons deverão ser aplicados pelos criadores, nos animais, cujo nascimento foi informado à associação, sempre obedecendo à sequência numérica atual do rebanho (RGN atual). Após a implantação dos bottons, apenas a marcação do "G Baldinho", símbolo da raça, na face direita do animal, será mantida.

A marcação a fogo na perna será substituída pela fotografia do bovino, o que ocorrerá na última fase da implantação do SIU. "É de fundamental importância que os criadores tenham a Série Única cadastrada na entidade, pois, sem ela, não será possível inserir o SIU nos rebanhos", esclarece Paiva.

 

Fonte: Revista Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária    

Conheça o Curso de  Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Saiba como escolher a melhor forma de ordenha

Como produzir mais leite e mais bezerros com menor intervalo de partos

Integração de lavoura e pastagens contribui para a qualidade ambiental

 

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!



Inscreva-seVeja as fotos deste cursoPrograma Pacotão de Cursoshotsite bovinos

Próxima turma: 16 a 18 de Setembro de 2011

Apresentação

Receba mais informações
A administração de uma fazenda é parecida com a de qualquer empresa, mas há alguns fatores no sistema de produção que interferem significativamente na rentabilidade do negócio. Por isso, é preciso aprender a gerenciar a propriedade com uma visão mais ampla da atividade. O gerenciamento em pecuária de leite possui duas vertentes, uma que visa apenas o gerenciamento zootécnico, e outra que busca gerenciar o negócio de maneira contábil, ou seja, são feitas muitas anotações financeiras, porém com pouca ação efetiva. Entretanto, é preciso que os dois tipos de gerenciamento sejam realizados em conjunto, para que os resultados apareçam. Esta visão mais ampla do sistema de produção, como um todo, ainda precisa ser mais difundida no Brasil. Produtores, gerentes e consultores técnicos que procurarem conhecer melhor a forma de gerenciar a atividade leiteira, como um todo, se destacarão perante os demais em suas profissões.

Objetivo

Este curso tem por objetivo, capacitar produtores, gerentes e consultores técnicos a implementarem um modelo de gerenciamento de fazendas produtoras de leite. Os participantes estarão aptos a atuar nas fazendas com uma visão mais ampla da atividade leiteira, com foco na gestão técnica e econômica.

Público Alvo

Produtores, gerentes, profissionais de nível superior e estudantes (agrárias).

Ligue agora (31) 3899-8300 ou selecione uma opção abaixo:
  • Atendimeto on-line

Perguntas Frequentes

Veja as outras áreas dos cursos:

Mais de 70 cursos presenciais para a sua capacitação profissional

Ligamos para você
Quer facilidade? O CPT Cursos Presenciais liga para você!
 

Ex.: 31 38998300

Calendário

Setembro - 2011
D S T Q Q S S
01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
Central de Atendimento
(31) 3899-8300
Aluno Parceiro
Notícias
09.09.2011 - Parabéns aos Médicos Veterinários

Mais notícias >>>

Entrevista
Professor Luiz Cláudio Sofal

Professor Luiz Cláudio Sofal

O Professor do Curso de Odontologia em Pequenos Animais do CPT Cursos Presenciais, Luiz Cláudio Sofal, fala sobre como é ser um Médico Veterinário, e dá dicas para quem pensa em seguir a profissão.

Mais entrevistas >>>

Depoimentos

Bianca - Lajeado - RS

A estrutura oferecida pelo CPT Cursos Presenciais para a realização do curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos é fantástica, tanto na parte técnica quanto na parte da equipe de apoio. Os professores são muito legais e transmitem o conteúdo de forma simples, o que facilita o aprendizado e a fixação. Os animais à disposição para os cursos são muito bons e apresentam várias alterações que tornam as práticas bem didáticas.

Mais depoimentos >>>

Artigos e Informativos
Capim Tifton 85 Pesquisa mostra que capim Tifton 85 pode ser usado com na alimentação de ovinos com hábito de pastejo baixo.

Mais artigos >>>

Conheça
Digite seu e-mail: 

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.