Morango orgânico é alternativa para agricultura familiar

Uma boa alternativa para a agricultura familiar é o plantio de morango orgânico, pois não necessita de grandes áreas, baixo custo com implementos e defensivos agrícolas, e é bastante rentável, podendo uma caixinha de 300 gramas custar até R$12,00. O único trabalho é que o produtor terá que estar sempre acompanhando e manejando a plantação.

O morango orgânico tem o diferencial de não utilizar agrotóxicos em sua produção, sendo usado o manejo integrado de pragas, pelo controle biológico, e controle alternativo de doenças e plantas daninhas, agregando valor à cultura.

Segundo Juliana Simões, chefe do Departamento de Transferência Tecnológica da Epamig , o grande  benefício do plantio de morango orgânico é ser mais uma opção de renda para o produtor familiar. Afirma, ainda, que  a cultura do morango necessita de muita  mão-de-obra, e, diferente do grande produtor, o agricultor familiar trabalha junto à lavoura. Portanto, ele não terá grande concorrência, e, certamente, o custo de sua produção será bem menor.

- Além disso, na cultura do morango, o agricultor familiar conta com uma safra que vai de julho até novembro ou dezembro, caso não chova muito. Portanto, sua alternativa de renda poderá acontecer por um longo período - conclui Juliana.

 

Fonte: Portal dia de Campo Adaptação: Revista Agropecuária    

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produtores de pêssegos poderão controlar a mosca - da - fruta Nova variedade de laranja e de tangerina atraem olhares dos consumidores e produtores Abrapa aposta em algodão geneticamente correto    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Artigos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.