Cerrado diminuirá área desmatada

O cerrado, desde os anos 60, foi um dos biomas mais desmatados do Brasil; áreas enormes foram desmatadas para plantio de soja, milho e algodão. Estudos mostram que já se perderam 48,5% da cobertura original, chegando a quase um milhão de km².

Mas hoje, com a conscientização dos produtores, começam a perceber que podem produzir mais em espaços menores. A taxa anual de desmatamento do Cerrado, que era 7,6 mil (km²), entre 2008 e 2009, caiu para 6,4 mil km² entre 2009 e 2010.

O novo diagnóstico da situação do Cerrado foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com o levantamento, a devastação no Cerrado está concentrada nos estados do Maranhão e do Tocantins e no oeste da Bahia.

Entre 2009 e 2010, o estado que mais desmatou o Cerrado foi o Maranhão, com 1.587 km² a menos, de vegetação nativa no período. O Piauí aparece em seguida, com 979 km² de novos desmatamentos, e o Tocantins, com 970 km².

Dos 20 municípios campeões de desmatamento do Cerrado, no período, sete são maranhenses.

Nos últimos dias, o bioma tem sido devastado por queimadas, comuns nesta época do ano por causa da estiagem e da baixa umidade do ar.

  Fonte: Agencia Brasil   Adaptação: Revista Agropecuária  

 

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Cidade vence desmatamento com ajuda da integração Lavoura-Pecuária Saiba como obter potencial em áreas degradas Plantas para adubação verde melhoram o solo    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.