Conheça uma forma de adubação mais econômica e eficiente

Os solos brasileiros, por serem significativamente pobres em fósforo, necessitam de adubação com fontes desse mineral. Os produtores optam sempre por fosfatos solúveis pela sua rápida absorção pelo solo e pelas plantas. Mas estudos mostram que o uso de fosfatos naturais é de grande valia, em função de sua lenta degradação, promovendo benefícios, durante anos.

E para o Brasil, o uso de fosfatos naturais seria uma escolha mais econômica, por causa das grandes reservas existentes aqui. Um fosfato natural pode custar entre R$80,00 a R$120,00 reais por hectare.

Segundo José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa Solos, a grande vantagem dessa técnica é a utilização de um recurso natural brasileiro. Em geral, o solo brasileiro tem baixa fertilidade natural. Por isso, de acordo com Polidoro, é preciso fazer um grande investimento de correção do solo, em áreas que começam a ser produzidas. No entanto, mesmo com esse procedimento, as reações que ocorrem com fosfatos nos solos brasileiros fazem com que a eficiência agronômica de uma fonte muito solúvel seja sempre baixa.

- Como o fosfato natural tem baixa solubilidade em água, a vantagem é que, quando aplicado em um determinado ano, ele tem um efeito residual, nos anos seguintes. Isso pode promover uma economia do fertilizante fosfatado solúvel, já que o fosfato natural alimenta o solo, ano a ano, com uma pequena reserva natural de fósforo solúvel complementada pelo fertilizante também solúvel - explica ele.

Polidoro fala sobre uma pesquisa de aproximadamente 15 anos, realizada pela Embrapa Cerrados. Através dela, ficou constatada uma economia no tocante ao custo de fertilizantes, além da máxima recuperação da planta, benefício concedido pela aplicação do fósforo no solo.

 

Fonte: Portal Dia de Campo Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

    Veja outros artigos da Revista Agropecuária: Saiba como obter potencial em áreas degradas Evite plantas daninhas no plantio de cebola, sem o uso de herbicidas Morango orgânico é alternativa para agricultura familiar    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Artigos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.