Crescimento do rebanho em 2010, no Brasil, é destaque

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta- feira, 26/10, informações importantes sobre o crescimento do rebanho bovino brasileiro, em 2010, em torno de 2,1%, em relação ao ano anterior, registrando 209,5 milhões de cabeças de gado.

O crescimento encontrava-se prejudicado pelo grande número de fêmeas abatidas no período de 2002 a 2006. A retomada do crescimento é considerada significante, pois coloca o rebanho bovino num patamar de crescimento considerado normal, apesar de a taxa de crescimento ser um pouco mais elevada, em torno de 1% a 2%, a partir de 2008. Os bovinos se concentram no Centro-Oeste, Norte e Sudeste, enquanto o rebanho de bubalinos (búfalos) se encontram, principalmente, no Pará e Amapá, e apresentam um crescimento de 4,3%, no mesmo período. Já os rebanhos equinos (cavalos) e muares (mulas e burros) permaneceram estáveis, havendo queda nos asininos (asnos), de 2,8% de 2009 para 2010. No Paraná, onde se concentra a produção de frangos, galos e pintos, não se registrou nenhuma queda, permanecendo estável a quantidade dessas espécies, no ano de 2010, segundo estudos.

Galinhas tiveram aumento de 0,9% e codornas, de13,1%, no Estado de São Paulo, enquanto os coelhos, que têm a maior concentração na Região Sul, tiveram queda de 4,2%.

    Fonte: Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

 

 

Veja outras notícias da Revista Agropecuária:

Carne Bovina - Preço sobe, volume cai Eliminada a marcação a ferro quente em gado girolando Brasil, maior exportador de carne bovina comercial do mundo  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.