Tecnologia aumenta vida útil do coco-verde

Um produto desenvolvido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos tem a capacidade de aumentar a vida útil do coco verde. A tecnologia consiste num revestimento comestível aplicado sobre a superfície do coco. A solução é feita a partir de compostos como a quitosana e antioxidantes. No sistema, o coco é recebido, lavado, higienizado e, em seguida, o produto é aplicado por imersão. Sendo uma grande vantagem para o produtor e para a cadeia produtiva do coco, com o aumento da vida útil ele suportará grandes viagens,  até mesmo, a exportação, o que aumentará seu valor em até 5 vezes.

O principal produto deste revestimento é a quitosana, extraída da quitina, um produto retirado de crustáceos.  Na continuação do processo, a quitosana é dissolvida em um meio acidificado para que possa ser totalmente solúvel. A esse composto, unem-se ainda compostos antioxidantes permitidos por legislação. Assim, é possível formar o envoltório caracterizado como uma segunda pele do coco.

Além da vida útil, outra vantagem é o preço.  Seu custo gira em torno de R$0,08 centavos por coco revestido. Segundo Antônio Gomes Soares, pesquisador da área de pós-colheita da Embrapa  esta técnica pode ainda ser usada em outras frutas, e, espera-se, em breve, mais estudos sejam divulgados.

  Fonte: Portal dia de Campo Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

  Veja outras notícias da Revista Agropecuária: Uso indiscriminado de agrotóxicos provoca penalização severa Tomates ensacados no pé Morango orgânico é alternativa para agricultura familiar  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.