Outras cadeias produtivas usarão o serviço de rastreabilidade de bovinos e bubalinos

O serviço de rastreabilidade já utilizado na cadeia produtiva de bovinos e bubalinos será estendido a outras atividades e produtos do meio rural, como aves, suínos e, até mesmo, na horticultura, no programa do Ministério da Agricultura que tem como objetivo atender a demanda de consumo de todo o mundo.

A intenção é a de se criar uma base única de dados para todos os produtos agrícolas, iniciativa que é uma parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Isso também certamente, facilitará as decisões, conforme afirmação de Ênio Marques, coordenador de programas do Ministério da Agricultura.

Isso, talvez, coloque o Brasil em primeiro lugar, no mundo, a possuir um único banco de dados com todos os estabelecimentos rurais, técnicos, indústrias de insumos, relacionado à cadeia do agronegócio.

Dessa forma, os produtores terão acesso direto às suas contas e poderão postar as informações relacionadas aos seus cultivos e rebanhos, trazendo facilidades e segurança em suas decisões, além de diminuir os custos, e de colocar os principais agentes econômicos como os próprios protagonistas de suas informações.

O governo, hoje, é quem domina essas informações, através do Sisbov, o que obriga o produtor a se utilizar de terceiros para entrar no banco. A partir da implantação desse sistema, o produtor será o agente direto de seus negócios. Ele passa a ser o dono de sua conta.

A presidente Dilma Rousseff deve tomar as providências cabíveis para que a CNA providencie as informações e as coloque à disposição dos agricultores, em breve, através do sindicato.

 

Fonte: Pecuária rualbr

Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

 

 

Veja outras notícias da Revista Agropecuária:

Pecuária brasileira é destaque em tecnologia e sustentabilidade Eliminada a marcação a ferro quente em gado girolando Cidade vence desmatamento com ajuda da integração Lavoura-Pecuária  

 

Quer ficar informado? Cadastre -se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.