Morte de abelhas causa perda de produtividade dos campos europeus

Na última terça-feira (15/11), um pedido do Parlamento Europeu deixou intrigados os produtores europeus. O parlamento assinou em Estrasburgo, na França, um relatório para investigar a causa da diminuição da população de abelhas em toda Europa, o que está prejudicando a produtividade agrícola, já que as abelhas são um dos principais insetos polinizadores da União Europeia, sendo que 76% da produção alimentar na UE dependeda polinização destes insetos. As causas ainda não foram identificadas, mas estão, certamente, ligadas aos produtos utilizados no campo, e na pecuária, e podem estar matando as abelhas.

Segundo o parlamento europeu, se a taxa de mortalidade das abelhas não for levada em conta, a agricultura da União Europeia sofrerá grandes perdas na produção e segurança alimentar. Um dos pedidos deste relatório é que se investiguem os medicamentos veterinários, usados no combate aos agentes patogênicos, que afetam as abelhas na UE, especialmente o acarídeo Varroa destructor, um parasita que ataca as colônias de abelhas e destrói as colméias.

Ao todo, 84% das espécies de plantas da Europa são polinizadas por abelhas, atividade que mobiliza um capital de 15 bilhões de euros por ano. Levando isso em conta, o parlamento europeu vai começar a fiscalizar, e incrementar a apicultura, que também necessita de maior atenção.

  Fonte: Agência Brasil Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

  Veja outras notícias da Revista Agropecuária: Israel mostra novas técnicas em irrigação com melhor aproveitamento da água Coca-cola cria a Crystal Eco Novo sistema de irrigação é desenvolvido por estudante australiano    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Apicultura

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.