Empresa usa de geoprocessamento para aumentar a produção de cana-de-açúcar e diminuir uso de defensivos agrícolas.

A empresa CTC(Centro de Tecnologia Canavieira), localizada emPiracicaba (SP), desenvolveu um projeto inusitado para criar o programa CTCSat, um produto para monitoramento de áreas de produção de cana-de-açúcar. O objetivo é o mapeamento e monitoramento das lavouras, usando imagens de satélites, para subsidiar a identificação de problemas e suas causas, e a tomada de decisões para a solução desses problemas.

O programa utiliza imagens de satélite para manejar as plantações.  Além de identificar os problemas e causas, também será possível o produtor controlar a quantidade de produtos químicos a serem usados nas lavouras, beneficiando o meio ambiente,e favorecendo um cultivo mais uniforme. O programa CTC Sat além das imagens de satélite, disponibilizamapas, tabelas, processamento e integração dos dados, para a elaboração de mapas das áreas de produção de cana.

Dividido em duas etapas, o programa funciona, inicialmente, com o levantamento de campo feito pelas equipes das unidades produtoras. Nesse levantamento são identificadas as causas dos problemas mapeados, para, então, buscar soluções. Em uma segunda etapa, o CTCSat é utilizado para monitorar o resultado das ações adotadas.  O programa já foi utilizado em 100 unidades de produção de açúcar e etanol, na safra anterior.

 

Fonte: Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

 

Veja outras  notícias na Revista Agropecuária:

Plantio direto se expande nos campos brasileiros

Bambu é utilizado para gerar renda e créditos de carbono no Acre

Manejo e conservação da palhada em Sistema de Plantio Direto

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Fertilização

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.