Cuidados com os vinhos e espumantes

Este ano a viticultura cresceu bastante, no Brasil, com novas áreas, novas empresas e novos produtos, gerando bastante lucro. O setor prevê que mais de 60% da produção de espumantes nacional seja comercializada no último trimestre. As indústrias também têm produzido mais. De janeiro a outubro de 2011, as vinícolas gaúchas superaram a venda de espumantes em 8%, comparado ao mesmo período de 2010. Somando vinhos finos e de mesa, o crescimento é de 9,5%, com a produção de 198,6 milhões de litros.

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento),  alerta ao consumidor para adquirir somente bebidas registradas. Devem ficar atentos ao rótulo, onde todos os produtos recebem uma identificação composta pela sigla do estado em que foi produzido. Em seguida, aparecem cinco números de identificação da empresa. Os outros cinco números finais referem-se ao registro do produto, mais um dígito verificador (exemplo: SP 12345 67891 - 0).

Já as bebidas importadas devem ter a identificação, em um rótulo especial, além do original. São essenciais as informações da empresa responsável pela importação, em português. O fabricante deve informar a sigla do estado onde a unidade está localizada e os cinco dígitos do registro do estabelecimento (GO 12345 - 6). Neste caso, não existe número de registro do produto, pois ele está registrado no país em que foi produzido.

No total, o Ministério da Agricultura tem mais de 70 mil tipos de bebidas registradas hoje.

  Fonte: Grupo cultivar Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Turismo rural aprovado por lei Fotos ameaçadoras em rótulos de agrotóxicos Manejo e conservação da palhada em Sistema de Plantio Direto  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Artigos

Curiosidades

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.