Tecnologia auxilia pecuária de leite

A Agência Americana de Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Parmalat Dominicana firmaram um acordo que possibilita a utilização de uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa para apoiar os pequenos produtores de leite da República Dominicana.

O Kit Embrapa de Ordenha Manual terá importante desempenho nesse acordo, porque objetiva melhorar a pecuária leiteira daquele país, incentivando o associativismo, o aumento da produtividade, além de organizar a cadeia leiteira, em busca da melhor qualidade do leite.

A principal referência do kit Embrapa Gado de Leite de (Juiz de Fora-MG), junto com a Emater-MG, é uma cartilha que orienta como utilizar utensílios de baixo custo e facilmente encontrados no mercado, como mangueira de jardim, balde, guardanapos de papel, detergente, luvas e escova e outros que, se usados de forma correta, auxiliam na ordenha manual, proporcionando ao leite a mesma qualidade de higiene, ou até melhor, do que na ordenha mecânica, conforme estudos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Leite que indicaram uma redução de 40% a 85% no índice da contagem bacteriana do leite, ao se utilizar o kit, de maneira adequada. Essa contagem é um dos fatores que determinam a qualidade do produto, de acordo com um dos pesquisadores, Guilherme Nunes de Souza. Isso proporciona ao produtor maior aceitação de seu produto no mercado, além de maiores lucros.

No Brasil, cerca de 80% dos produtores utilizam a ordenha manual, o que faz crer que essa tecnologia, amplamente difundida em nosso país, em cursos e eventos, está ao alcance de todos, considerada a tecnologia social que vem promovendo uma revolução na pecuária de leite familiar.

Durante o 11º Congresso Panamericano de Leite, realizado em março, em Belo Horizonte (MG), foi feito um acerto entre o representante da Parmalat Dominicana, Roberto Amodio e a chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Fernandes, para a tradução da cartilha do kit Embrapa para o espanhol, o que possibilitou a disseminação dessa tecnologia para diversos países da América Latina.

 

Autor: Marcos La Falce-Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG) Adaptação: Revista Agropecuária  

Conhaça o Curso de Manejo de Ordenha e Qualidade de Leite (Controle de mastite)

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Fotos ameaçadoras em rótulos de agrotóxicos Como agir na fruticultura, em caso de chuvas de granizo Embrapa participa do Showtec 2012 em estande e giros tecnológicos  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Bovinos

Notícias

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.