Conheça as vantagens da Fertirrigação

A irrigação já não é mais novidade no Brasil, hoje o produtor entende que essa ferramenta é fundamental para maximizar sua produção.  Associada à irrigação, outra prática também vem sendo muita usada para aumentar a produtividade e minimizar custos com fertilização. Trata-se da fertirrigação, onde se disponibiliza fertilizantes junto a água com a qual se faz irrigação. Essa é uma forma bastante econômica, para irrigar e adubar o solo, que garante menores custos de energia e adubação.

A fertirrigação tem apresentado excelentes resultados, com um melhor aproveitamento dos fertilizantes e uma produtividade bem mais elevada da lavoura. Por esses motivos, o seu emprego vem se generalizando em todos os países nos quais a agricultura apresenta um maior e melhor desenvolvimento. O emprego da fertirrigação é muito importante, porque os recursos naturais hídricos e a disponibilidade de terras cultiváveis estão ficando cada vez mais limitados em todo o mundo e a necessidade de otimizar estes recursos é cada vez mais urgente. Por esse motivo, a agricultura intensiva será, sem dúvida, o caminho a seguir. Para isso, no entanto, se tornam indispensáveis o uso de fertilizantes, de produtos químicos e da água, pois esse conjunto é sempre um fator vital.

Na produção agrícola é muito importante a produtividade com menor custo possível, para que o preço final dos produtos seja competitivo, permitindo a sua venda, tanto no mercado interno, quanto para a exportação, principalmente com o crescente aumento na competitividade nos mercados internacionais. Não só o preço dos produtos é importante: para exportá-los é necessário, principalmente, que eles apresentem uma excelente qualidade. É por esse motivo que a fertirrigação é de máxima importância pois, além de ser mais prática e mais econômica do que os métodos tradicionais, ela é mais eficiente para a distribuição da água, dos fertilizantes, o que garante a qualidade dos produtos colhidos.

 

Fonte: Revista Agropecuaria  

Conheça o Curso de Irrigação: sistemas, manejo e gestão em condições de campo

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Saiba como produzir minhocas comercialmente As vantagens de se cultivar o milho hidropônico Nova norma do MAPA para importação de maracujá do Equador

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Irrigação

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.