Agricultores paraibanos apostam em minimelancias para conquistar o mercado

Uma fazenda na Paraíba apostou em um produto diferente para conquistar o mercado da região do município de Santa Terezinha (PB). É a produção de uma variedade de minimelancia, sendo menor que a normal, mas mantendo a qualidade e o sabor da original.

As minimelancias possuem peso entre um e dois quilos, ideal para solteiros e famílias reduzidas.

A semente da minimelancia foi desenvolvida pela Syngenta Seeds, e produz frutos de até 15 centímetros de diâmetro, coloração intensa e sabor extremamente adocicado, além de casca fina e sementes esbranquiçadas. Segundo Manoel Zacarias de Lima Neto, gerente da fazenda. Segundo Manoel a primeira colheita aconteceu há quatro anos. Na ocasião, a produtividade foi de 18 toneladas.

Hoje, já atinge 20 toneladas por safra, com o plantio distribuído em dez hectares. A quantia abastece mercados dos estados da Paraíba, do Ceará, de Pernambuco e São Paulo. "O tamanho reduzido encoraja a compra daqueles que têm medo da fruta estragar na geladeira", aponta o gerente.  Os frutos vendidos para o público são os frutos fêmeas, os do tipo macho possuem polpa branca e gosto próximo ao do pepino. Esses correspondem a 30% da colheita e servem de alimento para as vacas da fazenda, que também aposta na produção de queijos biodinâmicos, mel, arroz vermelho, melão e manga.

  Fonte: Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistema Barreirão)

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Conheça as vantagens da Fertirrigação Saiba como produzir minhocas comercialmente Cuidados com os vinhos e espumantes  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.