Controle biológico do percevejo marrom da soja

Pesquisadores da USP-Esalq desenvolveram uma técnica de controle biológico eficiente contra o percevejo marrom da soja, através de uma dieta especial para a criação do percevejo, e também de seu inimigo natural. E agora que o principal inseticida usado para o controle da praga, o Endolsulfan foi proibido, o novo produto será de grande valia, além de preservar o meio ambiente.

Segundo o professor de entomologia da USP-Esalq, José Roberto Parra, este percevejo é o maior problema que os plantadores de soja enfrentam, e há algum tempo, existia um programa de controle biológico realizado pela Embrapa, que esbarrava na possibilidade de criar o percevejo praga em laboratório, pois ele se degenerava após algumas gerações. Por isso, criaram uma dieta para a criação da praga sem que ela se degenere, conta José Roberto Parra, professor do departamento de entomologia e acarologia da USP-Esalq.

A grande vantagem é que a vespa exerce controle imediato da praga, não importando se ela vai continuar no campo. De acordo com Parra, a grande vantagem da técnica é o controle biológico que evita o acúmulo de produtos químicos na cultura, além de não trazer riscos ao aplicador, à água e ao meio ambiente, não causando problemas aos consumidores. A técnica deve ser repassada para a indústria, ou seja, para quem quiser fazer uso dela. Uma vez assimilada a tecnologia, eles vão mudar a escala de produção e, dentro de dois ou três anos, ela já poderá ser utilizada - afirma.

  Fonte: Portal dia de Campo Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produtividade da soja é melhorada com aplicação de micronutrientes Água de mandioca para o controle de pragas O combate à doença da soja    

Quer ficar informado: Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Artigos

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.