Sistema de plantio direto na palha aumenta a produtividade

O Sistema de plantio direto na palha chegou mesmo para ficar no Brasil. Hoje, já são mais de 10 milhões de hectares plantados com o sistema, mostrando resultados, como boa produtividade, conservação da água e da fertilidade do solo. E o milho foi o produto escolhido para ser plantado pelo sistema. Adaptando-se bem, e produzindo mais palha que qualquer outra cultura.

O milho plantado, pelo plantio direto, tem o diferencial do sistema convencional, de se aproveitar a palha, para o plantio seguinte, já que no sistema convencional perde-se muito dessa palha com o revolvimento do solo, e, além disso, o plantio direto tem a característica de ser um sistema de manejo no qual se evita a mobilização do solo. Isso cria um novo ambiente ecológico - diferente daquele existente no sistema convencional - que resulta em uma série de vantagens para o agricultor e para o meio ambiente. Dentre estas vantagens, ressaltam-se: o controle da erosão, a conservação da umidade, o controle de plantas daninhas, a melhoria da estruturação do solo e das condições fitossanitárias da cultura, assim como maior economia em adubação e maquinaria. A rotação de culturas é a base de sustentação do plantio direto e, nesse aspecto, a rotação de verão, principalmente entre as culturas de milho e soja, apresenta papel de destaque.

Além do aumento de suas produtividades (tanto no milho como na soja), essa rotação facilita o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de propiciar melhor aproveitamento de nutrientes.A cultura de milho, num programa de rotação cultural, oferece vantagens adicionais, pela maior produção e manutenção de restos culturais (palhada) na superfície do solo. Dados de experimentos mostram que o milho produz duas vezes mais matéria seca por hectare do que a aveia, quatro vezes mais do que o trigo e seis vezes mais do que a soja.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Novamente, a ferrugem Rotacinar tomate e milho pode beneficiar à produção

GPS na Agricultura

 

Quer ficar informado: Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.