Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas

O extrato do solo, conhecido popularmente como húmus de minhoca, é um importante adubo para as plantas, sendo que é extraído da própria matéria orgânica. O húmus de minhoca se caracteriza por ser um produto inodoro, leve, macio, solto, finamente granulado, asséptico e rico em sais minerais assimiláveis pelas plantas. É estável, com pH 7 (neutro) e, portanto, não mais sujeito a fermentações, podendo, por essa razão, ser colocado diretamente sobre as raízes das plantas.

As minhocas tem um papel importante para a produção de  húmus; é o resultado da digestão da matéria orgânica, realizada pelas minhocas, sendo eliminado pelas fezes desses animais. É muito rico em macronutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, bem como de micronutrientes, entre os quais zinco, ferro, cobre, boro, molibdênio e cloro. Possui, ainda, uma grande e variada flora microbiana e uma série de hormônios fitorreguladores, essenciais para maior fertilidade natural do solo. Outra qualidade importante do húmus é ser um corretivo do solo, combinando-se com ferro, alumínio e manganês, além de outros elementos que, quando em excesso, podem se tornar tóxicos. A composição do húmus, naturalmente, varia de acordo com o material usado nos canteiros e os alimentos suplementares fornecidos para a alimentação das minhocas.

O húmus tem, ainda, 250 a 300 milhões de elementos vivos, enquanto uma terra roxa, argilosa, possui 150 milhões, sendo que isso é um dos principais fatores de melhoria do solo, pois ajuda a absorver o adubo químico, quando é usado em doses moderadas pois, em doses elevadas, os adubos químicos podem matar toda a vida do solo, ou seja, os microrganismos nele existentes.

  Fonte: Rural News Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

IMA lança novo Sistema de Controle e Comércio de Agrotóxicos em MG

Controle biológico do percevejo marrom da soja Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Curiosidades

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.