Trigo transgênico resistente a fungo é desenvolvido nos EUA

Uma nova linhagem de trigo geneticamente modificada (GM) foi desenvolvida por Cientistas do Laboratório de Pesquisas Agrícolas do Norte dos Estados Unidos, em Fargo, Dakota do Norte. Identificaram um gene de resistência à fusariose da espiga do trigo (também conhecida como giberela, doença causada por um fungo que produz micotoxinas) em uma variedade conhecida como grama-trigo. Já o trigo duro, variedade amplamente consumida em países como os Estados Unidos, Canadá e Europa, não possui defesa genética contra essa doença fungica.

A técnica utilizada pelos cientistas para desenvolver o trigo GM e torná-lo resistente à fusariose da espiga,  foi transferir o gene de resistência do grama-trigo, desenvolvendo uma nova linhagem. E foi realizada por pesquisadores do Projeto de Melhoramento do Germoplasma do Trigo Duro (DGE, na sigla em inglês)

Após vários cruzamentos da linhagem resistente com culturas convencionais do trigo duro (geneticamente vulnerável à doença) e do uso da técnica de marcadores moleculares, foram desenvolvidas espécies híbridas do trigo duro com a característica da resistência.

 

Fonte: Crop Science Society of America Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Inflação pode aumentar devido aos prejuízos nas lavouras Banco do Brasil financiará agricultura de baixo carbono Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.