Cana-de-açúcar reduz custos na alimentação de bovinos leiteiros

No período de seca, os produtores buscam por alimentos ricos em nutrientes para os animais, afim de suprir a falta do pasto. Mas esses alimentos precisam ter baixos custos. Nessas condições a cana-de-açúcar representa uma ótima opção. Sua  cultura exige pouco investimento inicial, poucos tratos culturais, produz mais forragem que qualquer outra gramínea conhecida, tem ótima aceitação pelos animais e seu melhor valor nutritivo ocorre exatamente no período seco do ano. Não há muita distinção entre as variedades da planta, o produtor pode plantar a que tiver mudas disponíveis próximas à sua propriedade.

No entanto é interessante que o produtor tenha pelo menos três variedades com períodos de maturação diferentes, assim o produtor poderá colher a planta em seu pico de produção de açúcar, quando tem menor concentração de fibras e caracteriza condição ideal para alimentação dos animais.

A cana-de-açúcar caracteriza um ótimo alimento e com baixos custos. Mas sozinha não é capaz de proporcionar uma alimentação completa em nutrientes para bovinos leiteiros. Por isso é importante complementar a alimentação, repondo os nutrientes faltosos. A cana é rica em energia, mas possui baixos teores de proteína e minerais, como enxofre, fósforo, zinco e manganês.

Recomenda-se que sejam usados como complemento a uréia, sulfato de amônia e fontes de nitrogênio não protéico e de baixo custo. Em razão do alto nível de sacarose a junção desses componentes à cana-de-açúcar causa uma reação altamente fermentável que gera um aumento no teor de proteína. Com a adição de 1 quilo de ureia para cada 100 quilos de cana-de-açúcar (peso fresco), o teor de proteína na forragem aumenta de 2%-3% para 10%-12% na matéria seca.

Mas ao contrário do que muitos produtores pensam que a uréia não é um complemento obrigatório para a cana. Ela pode ser substituída por outra fonte de nitrogênio que gera proteínas para os animais. Também podem ser usados farelos de soja, algodão e trigo.

É importante ressaltar que para animais com produções leiteiras superiores a 10 kg de leite por dia torna-se quase obrigatório o uso de suplementos concentrados na dieta a base de cana-de-açúcar, para manter o nível de produção.

A alimentação das vacas leiteiras é o principal entrave na produção animal em pastagens. O fornecimento de alimento de qualidade aos animais é condição indispensável para se obter maior retorno econômico nas atividades produtivas. O animal produz de acordo com o que come. Se ele come pouco, produz pouco, não tem como ser diferente.

A vaca em lactação é, dentro do rebanho, o animal mais exigente em termos de alimentação. Além das atividades de manutenção, comum aos outros animais do rebanho, as vacas em lactação precisam de energia para produzir leite para o bezerro e para o produtor e ainda gerar mais um bezerro para o rebanho. Para isso ela necessita de uma alimentação de qualidade.

  Fonte: Agron Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Leite (Alimentos e Alimentação)

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

EUA libera a entrada do etanol brasileiro em 2012, sem mais tarifas Inflação pode aumentar devido aos prejuízos nas lavouras  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.