Importância da sanidade na obtenção de lucros com o gado de corte

O manejo sanitário é peça importante para garantir maior lucro na pecuária de corte. O rebanho de corte brasileiro é considerado o maior rebanho do mundo. E para que se consiga manter essa posição de liderança e a credibilidade do mercado internacional, alguns fatores precisam ser revistos com maior atenção por parte dos criadores, como o melhoramento genético, os fatores ambientais, a nutrição e manejo sanitário dos animais.

Podemos resumir o manejo sanitário como sendo as ótimas condições de saúde oferecidas ao rebanho. Sua meta principal é reduzir, evitar ou eliminar a incidência de doenças para que se obtenha maior aproveitamento do material genético e, consequentemente, o aumento da produção, evitando-se prejuízos e gerando maior lucro aos produtores.

Dentre os procedimentos sanitários preventivos destacam-se as vacinações, vermifugações sistemáticas e periódicas, testes sorológicos para brucelose e leptospirose e parasitológico de fezes. A importância da prevenção está intimamente ligada a menores custos com medicamentos e até mesmo à perda do animal, no caso de morte por alguma doença.

Os procedimentos curativos consistem em atender, prontamente, o animal afetado por alguma doença ou problemas que venham a ocorrer, como traumatismos, deficiências nutricionais ou infestações por carrapatos, berne, mosca do chifre e etc. O criador deve estar sempre atento, tratando corretamente os animais, com a ajuda de um profissional veterinário.

Alguns cuidados são essenciais no manejo sanitário, como medidas de prevenção: corte e desinfecção do umbigo dos bezerros, com tintura de iodo (5 a 10%); o colostro oferecido aos animais, nas primeiras seis horas de nascidos; o controle de insetos e roedores, com produtos seguros, na dosagem correta; pastagem de boa qualidade e bem manejada e suplementação nutricional e mineral; realização da quarentena (mínimo de 30 dias) para novos animais adquiridos; vermifugação e vacinação no tempo adequado e a desinfecção ambiental.

Observadas todas essas práticas, as chances de aumento do lucro ao produtor e a qualidade do rebanho estarão garantidas.

  Fonte: Bom Negócio/Alimento Seguro Adaptação: Revista Agropecuária

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Professor fala sobre benefícios da integração Lavoura-pecuária e do plantio direto Chuvas no MS prejudicam estação de monta Cadeia de carne bovina brasileira é beneficiada pelo aumento da população mundial

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Áreas

Bovinos

Bovinos de Corte

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.