Boas perspectivas para o leite apesar de preocupações no cenário externo

Para os produtores de leite, o ano de 2012 começou favorável. O valor cobrado pelo litro do leite se manteve relativamente firme, mesmo na safra, época em que tradicionalmente o preço despenca. O que preocupa os produtores é o cenário externo: balança comercial de lácteos, os preços das commodities, e a repercussão da crise européia.

Segundo Rodrigo Alvim, presidente das comissões de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os resultados em 2011 não foram melhores porque as despesas também aceleraram. "A ração e a mão de obra correspondem a 50% do custo de produção", disse. Alvim ressalta que além do preço da matéria-prima, a exportação é uma preocupação. Praticamente 100% da produção leiteira é consumida no mercado interno. Segundo Alvim "Por razões de macroeconomia, como a carga tributária, o país não consegue formar preço no mercado internacional". Ele também aponta a turbulência mundial, que pode ter desdobramentos desfavoráveis aos preços, caso a crise seja acirrada.

O Boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) aponta que em dezembro o preço pago ao produtor pelo litro de leite fechou em R$ 0,84. Em janeiro de 2011 o preço médio em Minas era equivalente a R$ 0,72.

A estimativa é de que a produção brasileira de 30,7 bilhões de litros tenha avançado cerca de 2% em 2011, menos que os 5% atingidos em 2010.

 

Fonte: MilkPoint Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Projeto aprovado pelo Senado proíbe diferenciação de preços pagos a produtores de leite Cana-de-açúcar reduz custos na alimentação de bovinos leiteiros Novas regras para melhoria da qualidade do leite entram em vigor  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Bovinos de Leite

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.