Showtec 2012 apresenta tecnologias que podem mudar a vida dos produtores

No Showtec 2012, que ocorreu em Maracaju-MS, houve várias mostras tecnológicas para o mundo agropecuário, e uma delas foi mostrar ao produtor os benefícios da informática usada na agropecuária. A demonstração foi feita pela Embrapa, durante o evento.

Uma das ferramentas apresentadas foi o SISLA, um Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental, desenvolvido para dar suporte às atividades de l licenciamento ambiental. Idealizado pela Embrapa, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), o Sistema tem acesso livre e gratuito, à Internet, para o público especializado ou apenas curioso. Ele emite um relatório para análise com mapas georreferenciados e efetuar análise técnica, consulta espacial e andamentos dos processos de licenciamento ambiental. No Sisla é possível o usuário, seja ele produtor ou técnico, fornecer os dados de determinada área e o sistema indicará, a seguir, suas reais condições, levando-se em consideração a topografia da região e outros fatores.

No campo da Agricultura de Precisão também foram mostradas novas tecnologias. Quese baseiam em posicionamento geográfico por satélite, permitindo o manejo diferenciado da lavoura. Isso é o que define a chamada Agricultura de Precisão (AP).  Amostragens georreferenciadas do solo são aplicadas em uma grade amostral correspondendo a colheita de uma amostra composta a cada dois hectares, por exemplo.

A partir da análise dos resultados dessas amostras, um processamento informatizado, por meio de softwares específicos para AP, gera mapas da fertilidade do solo para cada atributo, como potássio e fósforo. A partir daí, prescreve-se uma adubação diferenciada para a lavoura, dentro de cada talhão. Tais mapas são reconhecidos por dispositivos presentes nos maquinários de campos modernos, guiados por satélites, que ao reconhecer o padrão espacial, mudam e ajustam, automaticamente, a dose de nutrientes dentro das reais necessidades.

  Fonte: Embrapa Gado de Corte Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: As mudanças no novo Código Florestal

Produtor catarinense inova, e cria produto que evita infecções em animais Como evitar custos excessivos na Sojicultura? Aprenda a fazer o manejo correto de inseticidas    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Destaques

Floresta

Notícias

Políticas Rurais

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.