Instalações para caprinos

As instalações destinadas ao abrigo e conforto dos caprinos devem ser construídas a partir de materiais existentes na propriedade, como madeira e a palha de babaçu, ou carnaúba para a cobertura, com o piso de chão batido.

A dimensão do rebanho é que irá definir o tamanho do chiqueiro. Recomenda-se uma área útil de 0,8 m² a 1,0 m² para cada animal adulto.

É necessário que o chiqueiro apresente, internamente, pelo menos quatro divisões, destinadas para lotes de animais nas seguintes fases de desenvolvimento.

  • Cabras em estado avançado de gestação (próximas à parição) e cabras recém-paridas.
  • Animais em fase de reprodução (matrizes e reprodutores).
  • Cabriteiro (animais em lactação).
  • Cabritos desmamados.

Para facilitar o manejo das cabras em vias de parir, e as recém paridas, a primeira divisão deve dar acesso a um piquete com pastagem nativa ou cultivada. Isso pode evitar a ação de predadores e a ocorrência de miíases (bicheiras) nos animais recém-nascidos.

Os cochos para o sal mineral devem ser colocados em cada uma das divisões reservadas, tanto aos lotes de cabras próximas à parição e as recém-paridas, quanto para os animais em reprodução e desmamados.

Eles podem ser feitos de pneus, de tábuas ou de troncos ocos, encontrados na propriedade e devem ficar posicionados a uma altura de 0,50 m do solo, podendo, sobre eles, ser colocado um protetor, constituído por ripa ou arame, a uma altura de cerca de 0,30 m acima da altura do cocho, para evitar a entrada de animais.

 

 

Por: Edvaldo Sagrilo-Eng. Agrônomo, M.Sc. Embrapa Meio-Norte. Fonte: EMBRAPA MEIO NORTE - com informações de Rural Pecuária Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Ovinos

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Produtor, fique atento a alimentação dos pequenos ruminantes A importância de um planejamento alimentar para ovinos e caprinos Leite de ovelha ganha espaço no mercado  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Artigos

Ovinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.