Pesquisador israelense cria pesticida simples e sustentável

Uma alternativa sustentável foi criada pelo pesquisador israelense Samuel Gan-Mor, do Volcani Institute, que desenvolveu um pesticida simples, barato e seguro, à base de uma mistura de óleos comestíveis. Misturou óleos de canola, soja, algodão e oliva. A grande sacada do cientista foi descobrir que ingredientes desconhecidos que são ativos nestes óleos podem bloquear a capacidade de respiração dos insetos, impedindo sua mobilidade.

O pesticida já está sendo comercializado em Israel e pretende ser uma alternativa sustentável e segura, mesmo quando usado minutos antes da colheita - pesticidas químicos tradicionais exigem um período de "esfriamento" entre a aplicação e a colheita. Tomates cultivados convencionalmente, por exemplo, retêm pelo menos 35 resíduos de pesticidas.

Além disso, tem a vantagem de ser ecológico e não agredir o homem nem o meio ambiente. Pois alguns pesticidas químicos provocam disfunção hormonal, têm agentes causadores de câncer ou neurotoxinas que podem ter efeitos nocivos no cérebro e no desenvolvimento de bebês.

  Fonte: Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Dicas importantes para quem vai transportar agrotóxicos Embrapa aposta em transgênicos resistentes à seca para aumentar produtividade em 2012 Professor fala sobre benefícios da integração Lavoura-pecuária e do plantio direto  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Artigos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.