Veja como ter melhores condições no trabalho de ordenha de cabras

Para o criador de cabras, um meio de aumentar a produção e ter melhores condições de trabalhar na ordenha, é a criação de salas especiais para essa atividade. Dentre as vantagens destas salas,obtêm-se melhores condições de higiene, maior conforto para as cabras e mais facilidade, além de melhores condições de trabalho para o ordenhador.

Podem surgir problemas como maior custo com a construção das salas pelo produtor, perda de áreas do terreno, e aumento do tempo total de manejo.

O tamanho ou capacidade da sala de ordenha pode variar de acordo com as necessidades ou circunstâncias, sendo classificadas em:  pequenas, para até 10 cabras; médias, de 11 a 25 cabras e grandes para mais de 25 animais.

Dentre os tipos de sala para ordenha, existem várias, entretanto, as principais são a Plataforma de ordenha, que nada mais é do que um ripado fixado a certa altura do chão e destina-se a manter as cabras a uma altura que permita maior conforto e facilidade ao ordenhador.

Em cada uma das suas extremidades, existe uma rampa para a subida e descida das cabras. Como acessórios dessa plataforma, temos os cochos para a ração e os instrumentos de contenção. Quando a ordenha é mecânica, são adaptados a essa plataforma, os aparelhos ou equipamentos da ordenhadeira mecânica.

Outra forma usada é a disposição das cabras na plataforma em duas posições básicas. Na primeira, as cabras ficam paralelas umas às outras e a ordenha é feita por trás, tornando-se difícil a colocação da ordenhadeira, pela frente; e na segunda, as cabras ficam ao lado, umas das outras, mas formando um ângulo de 45 ou 60º, em posição oblíqua à plataforma, permitindo não só a ordenha pelo lado, mas também facilita a colocação da ordenhadeira pela frente. Podemos ter uma ou mais plataformas no mesmo estábulo ou sala de ordenha.

E por último, as salas de ordenha em corredor, que são um simples corredor de 2m de largura por 4,5 ou mais de comprimento, de acordo com o número de ordenhadores, em geral 2. Quando necessário, basta somente um ordenhador, desde que trabalhe só com a metade dos coletores de leite. A coleta do leite pode ser feita através de pipe-lines em linha baixa ou em linha alta, mas esses equipamentos são muito caros ou, então, em vasilhas especiais fervidas ou, de preferência, esterilizadas.

 

Fonte: Rural News Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Ovinos

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: A importância de um planejamento alimentar para ovinos e caprinos Tosagem X Saúde das ovelhas Produtor, fique atento a alimentação dos pequenos ruminantes  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Notícias

Ovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.