Chegam no mercado Mineiro novos cultivares de soja

A cada dia o mercado de soja cresce no Brasil e no mundo, surgindo novas variedades, suscetíveis a climas cada vez mais diferentes e produtividade alta. Com isso, chegou ao mercado mineiro mais uma variedade interessante de soja, a Soja de Minas NutrySoy que é semelhante ao feijão carioquinha no aspecto e na forma de preparo. A BRSMG 800A,  foi desenvolvida através do Programa de Melhoramento Genético da Soja para Alimentação Humana, desenvolvido pela  Empresa de Pesquisa de Minas Gerais (EPAMIG), juntamente com Embrapa e Fundação Triângulo, desde 2004, com o objetivo de desenvolver cultivares de soja especiais para alimentação humana, com sabor mais suave, semente de maior tamanho e elevado teor de proteína.

No programa também foi desenvolvida a cultivar BRSMG 790A, de coloração amarela, que também chegará ao mercado ainda este ano. De acordo com a pesquisadora da EPAMIG Maria Eugênia Lisei, essas variedades possuem um paladar diferenciado em relação à cultivar Conquista, que ainda é a mais utilizada na indústria de alimentos à base de soja.

"Esses produtos inovadores podem ser utilizados diretamente na dieta, em forma de saladas ou na indústria de alimentos", explica. Segundo Maria Eugênia foi preciso desenvolver pesquisas com o objetivo de popularizar o consumo da soja no Brasil. "O sabor exótico da soja ao paladar brasileiro e a falta de tradição do uso desta leguminosa na nossa culinária, têm dificultado sua adoção no mercado interno", explica.

O produto está disponível para comercialização, no momento, em apenas um supermercado de Uberaba, mas a proposta é atingir todo o mercado brasileiro. "Participaremos, no próximo mês, do Fórum de Alimentos Escolar em São Paulo para divulgarmos a soja mais saborosa. Queremos atingir o máximo de regiões possível".

 

Fonte: Grupo cultivar

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

O combate à doença da soja Novo zoneamento para aveia, milho e brachiaria Soja domina mais de 50% dos solos brasileiros

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Notícias

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.