Cuidados no desaleitamento evitam perda de peso em bezerros

Têm sido alvo de pesquisas as estratégias para minimizar os efeitos do período de desaleitamento dos bezerros, por ser uma fase de grandes mudanças na vida desses animais. Ela pode resultar em perdas dos ganhos obtidos na fase de aleitamento e ainda prejudicar o sistema imunológico do animal. A redução gradual da dieta líquida é uma das estratégias, estimulando o consumo de concentrados.

Outra mudança importante, nesse período, é o sistema de alojamento, quando o animal passa a ser agrupado em pequenos lotes, deixando de ser mantido em alojamentos individuais.

A frequência de doenças respiratórias, quando os animais são introduzidos no lote, aumenta, pois o seu sistema imunológico está prejudicado, em decorrência do alto nível de estresse.

Por isso, um grupo de pesquisadores da Espanha realizou estudos com o objetivo de avaliar estratégias de alojamento de forma a reduzir o estresse desses animais durante o desaleitamento. O primeiro estudo definiu que não se deve individualizar o bezerro por mais de seis dias após o desaleitamento, porque pode ocorrer menor ganho de peso. Constatou-se, ainda que os problemas respiratórios ocorreram, duas vezes mais, em bezerros individualizados, por mais de seis dias após o desaleitamento, contrariando afirmativas anteriores. Talvez tenha ocorrido a falta de espaço adequado, necessitando-se de locais maiores, para se alojarem os animais. Por esse motivo, avaliações dessas práticas de manejo devem ser realizadas em outros tipos de abrigos individuais.

Seguindo a mesma linha de pesquisa, um segundo estudo avaliou a introdução de animais em grupos, antes do desaleitamento. Os animais foram desaleitados aos 56 dias de vida, sendo que metade deles permaneceu em alojamentos individuais até o 56º dia e a outra metade foi movida para grupos de 8 bezerros aos 49 dias (7 dias antes de serem desaleitados). Também aos 49 dias todos os animais que estavam recebendo 4 L de leite por dia, passaram a receber apenas 2L.

Aqueles animais, cujo agrupamento aconteceu aos 49 dias, tiveram maior peso corporal e ganho de peso, aos 56 dias de idade, em relação aos que permaneceram nos alojamentos individuais, o que se deve ao fato de que esses animais apresentaram também maior consumo de concentrado.

Verifica-se, na literatura, que mover os animais para grupos pequenos (8 a 16), promove maior interação social entre os animais, e favorece o aumento no consumo de concentrado.

 

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Leite (Alimentos e Alimentação)

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Aprenda a lidar com carrapatos no rebanho de bovino leiteiro Alta no preço, queda no lucro da produção de leite Produtores do RN apostam no melhoramento genético para maximizar a produção de leite    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.