Aumente seus lucros com a produção intensiva de bovinos leiteiros a pasto

Uma pastagem equilibrada e bem conduzida pode triplicar a produção de leite a pasto. Essa produção está intimamente ligada à alimentação adequada dos animais. É uma promessa da técnica de produção intensiva de leite a pasto. Ela se resume ao manejo correto das pastagens e do processo de pastejo. Como a base da alimentação do rebanho é a forragem, o que o produtor precisa é oferecer às vacas o melhor alimento possível, através de práticas de manejo corretas.

- A questão principal para o sucesso dos sistemas de produção de leite é a produção de uma forragem de alta qualidade. Existem diversos casos onde o produtor consegue índices de produtividade acima de 30 mil litros de leite por hectare - afirma Alexandre Pedroso, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.

De acordo com Alexandre, o produtor que se dispõe a trabalhar dentro do conceito de oferecer uma forragem de alta qualidade, através de um manejo de pastagem, intensivo e correto, tem grandes chances de sucesso. Esse sistema abrange o uso mais intensivo possível dos recursos disponíveis.

Pequenos produtores também podem adotar esse tipo de produção, pois o conceito não muda. Quanto menor a propriedade, menos complexo é o sistema de manejo. Portanto, é o sistema mais indicado para propriedades de médio e pequeno porte - afirma o entrevistado.

O investimento de capital é bastante variável. Pedroso explica que, se houver a necessidade de se formar uma pastagem a partir do zero, os números podem variar entre R$1.500 e R$3.500, por hectare.

A produção da forragem de alta qualidade é o caminho ideal para se obter a melhora da produção de leite a pasto. Isso significa conduzir corretamente a planta com a qual se trabalha para que as vacas possam comer a forragem no ponto ideal.

A fertilização nitrogenada pode também, exercer um papel de destaque na composição da forragem. Se o processo de formação da pastagem for necessário a orientação de um técnico especializado é fundamental - orienta o pesquisador.

 

 

 

 

Fonte: Portal Dia de Campo

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Leite (Alimentos e Alimentação)

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

frango atinge novo recorde em 2012 Novas variedades de guaraná são lançadas pela EMBRAPA Agropecuária foi o setor que mais atuou no PIB de 2011          

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente

Digite seu e-mail: 

Bovinos de Leite

Destaques

Pastagens

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.