Necessidade e lucratividade: crédito de carbono

Créditos de carbono são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa. Em 1997, 189 países membros das Nações Unidas se reuniram em Kyoto, no Japão, e assinaram um tratado (protocolo de quioto), em que se comprometeram a reduzir as emissões do gás estufa em 5% em relação aos níveis de 1991. Em 2005, esse protocolo entrou em vigor e os países signatários deveriam atingir a meta até 2008, porem estas metas ainda não vem sendo cumpridas por todos e até o final de 2012 será feito um novo tratado.

Umas das alternativas para cumprir estas metas é a compra de créditos de carbono de países que diminuíram a emissão. Assim uma empresa pode montar um projeto para reduzir a emissão de gases, caso for aprovado ele passa a ser elegível para gerar créditos. Assim a cada tonelada de carbono que a empresa deixa de poluir ela ganha 1 credito que pode ser negociado diretamente com empresas ou na bolsa de valores.

Com isso alguns países em desenvolvimento poderão se beneficiar, pois gerariam créditos de redução para os países desenvolvidos. Assim poderiam investir em fontes não poluentes e ainda se beneficiariam dos créditos obtidos.

O Brasil ainda não tem metas a cumprir, apesar de estar na lista dos 20 países que mais poluem. Ao contrário do que acontece no resto do mundo, 2/3 das emissões brasileiras estão ligadas ao uso do solo, desmatamento, queimadas e conversão de florestas em sistemas agropecuários.

Dentre as áreas que podem ser beneficiadas, estão os projetos na área energética como implementação de sistema de energia solar ,eólica e aproveitamento de resíduos da agroindústria de biodigestores e outros. Já nos setores sucroalcoleiros e reflorestamento onde estas culturas atuariam num sumidouro de carbono, fazendo o "sequestro de carbono". Este sequestro existe devido a planta realizar o processo de fotossíntese, onde ela retira o carbono atmosférico e o incorpora a sua biomassa( troncos , galhos , casca e raízes)

O Brasil é chamado de pais do futuro possuindo inúmeras fontes de riquezas podendo-se destacar como sua principal fonte o meio ambiente, com este instrumento para redução de emissão de gases  estufa, os produtores podem se beneficiar pois o Brasil receberia pela baixa emissão de gases e também pela enorme capacidade ambiental de absorção e regeneração dos gases atmosféricos.

  Por: Warley Fialho  - Revista Agropecuária  

 

Conheça o Curso de Produção de Miho no Sistema de Plantio Direto

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Entenda como é feito o plantio direto

Vantagens da hidroponia - método de plantio que veio para ficar

Como funciona a integração do plantio de eucalipto e a criação de ovinos  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Destaques

Ecologia

Entrevistas

Floresta

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.