Proibido o uso de ivermectina em gado de corte no Brasil

O Brasil é um país com uma grande extração de produtos de origem animal e para esse extenso mercado são necessárias regras para uma produção organizada e métodos unificados visando o bem estar animal e dos futuros consumidores, os humanos. E para fiscalização e instrução sobre tais regras foram criados a Legislação Vigente e o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal.

A ivermectina tem grande aplicação no controle de endo e ectoparasitas de amplo espectro, derivado das avermectinas. A ivermectina imobiliza os vermes induzindo uma paralizia tônica da musculatura. Após a ingestão oral do comprimido a sua concentração plasmática é próxima a ingerida e ela atinge a concentração máxima em 4 horas. A meia-vida é de aproximadamente 22 a 28 horas e sua maior concentração é no fígado e no tecido adiposo. Baixos níveis de ivermectina são encontrados no cérebro por ser uma droga muito lipossolúvel e normalmente não atravessam em grande quantidade a barreira hematocefálica e são excretados quase que exclusivamente nas fezes em um período de 12 dias.

Devido a sua lipossolubilidade, a ivermectina, apesar de ter  uma farmacocinética definida e um prazo aproximado de 12 dias para sua eliminação, esses dados não são totalmente confiáveis, pois drogas que tem grande atração por gordura, são estocadas no tecido adiposo e uma pequena quantidade pode não ser eliminada no prazo adotado, em animais com metabolismo mais lento ou que praticam pouco exercício.

Além do possível retardamento na eliminação desse fármaco, o mesmo estava sendo usado indiscriminadamente e não estava sendo respeitado o período correto para o abate após a vermifugação com a Ivermectina, o que culminou na proibição da mesma.

 

Por: Stéfany Dias - Revista Veterinária  

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Aumente seus lucros com a produção intensiva de bovinos leiteiros a pasto Nova raça bovina espanhola chega ao Brasil Intoxicação por ureia em bovinos - o que fazer  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.