A importância das boas práticas de fabricação de ração

A crescente demanda por rações e suplementos para animais de produção, tem estimulado a ampliação de fábricas de rações existentes, e a construção de novos estabelecimentos produtores em todo o país. Para participar deste mercado além de aperfeiçoar seus processos as indústrias precisam garantir a inocuidade dos seus produtos.

A legislação vigente no Brasil aponta para a implantação de boas práticas de fabricação nos estabelecimentos produtores de alimentos para animais, presentes na  Instrução Normativa nº 04/2007 , que regulamenta também o registro dos estabelecimentos produtores. Assim, consta na legislação que todo estabelecimento que produza, fabrique, manipule, fracione, importe e comercie produto destinado à alimentação animal deve, obrigatoriamente, estar registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de aplicar boas práticas de fabricação: procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição da produção, com o objetivo de garantir a qualidade, conformidade e segurança dos produtos.

Desde o registro do produto, que deve conter os níveis de garantia especificados nos rótulos ou etiquetas, além da apresentação mensal de relatório informando a quantidade fabricada, manipulada, importada e exportada por meio de formulário aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contendo informações como nome do produto; marca comercial; composição; tabela de referência nutricional; indicações de uso; modo de usar; cuidados, restrições, precauções, período de carência, incompatibilidade, contraindicações quando couber; dentre outros pontos; são de suma importância. Portanto, estar em dia com as exigências previstas em leis é fundamental para qualidade do produto fabricado e para a sua comercialização.

 

 

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

   

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

        Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Saiba mais sobre criação de rã Brasil fatura com exportação de produtos lácteos Proibido o uso de ivermectina em gado de corte no Brasil          

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail: 

Bovinos

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.