Entenda a importância da suplementação múltipla no período seco

Com o fim do período das águas e entrada no período seco, fica difícil para o produtor manejar os animais de forma adequada e desejável.

É nesta época que tanto a pecuária como a agricultura encontram seus maiores problemas. O período de estiagem faz com que a alimentação se torne escassa, dificultando o fornecimento de material de boa qualidade para os animais que se alimentam exclusivamente de pasto.

Como a água se torna limitante, as forragens não crescem de forma adequada, aumentando muito o teor de material não degradável no rumem - fibra indigestível, e com baixos teores de proteína e extrato etéreo.

Sem uma alimentação balanceada e com déficit de nutrientes, o ambiente ruminal não é propício para desenvolvimento e atividade dos microorganismos fermentadores presentes no rúmen.

Uma alternativa para que o animal consiga aproveitar o volumoso que lhe é oferecido nesta época, a pastagem, é melhorar as condições para uma boa fermentação ruminal. Assim, fornecemos uma suplementação múltipla ao animal.

Esse suplemento é constituído de alimentos proteicos e energéticos e sua função é fornecer aminoácidos e energia suficientes para que os microorganismos presentes no rúmen continuem com seu metabolismo, aproveitando a energia fornecida pela pastagem.

Com a utilização da suplementação múltipla no período seco do ano, não conseguimos ganho elevado de peso dos animais, mas evitamos que estes percam massa muscular.

 

 

 

Por:Felipe Rodrigues

 

   

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

 

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Peixes infectados com vermes podem prejudicar a saúde humana? Pecuaristas investem em melhoramento genético na busca pela melhor raça Governo do Mato Grosso do Sul libera 30 bolsas de pesquisa no setor rural        

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Bovinos

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.