Utilização de sub-produtos do biodisel na nutrição animal

Atualmente se tem uma grande preocupação em proteger o meio ambiente. Essa preocupação tem feito com que busquemos fontes de energias renováveis, colocando o biodisel como uma das principais soluções.

O Brasil se destaca entre outros países na produção de grãos e oleaginosas, tendo um grande potencial desses biocombustíveis. O óleo vegetal tem sido largamente utilizado na produção de biocombustíveis no atual cenário brasileiro. As principais oleaginosas cultiváveis no Brasil que poderiam ser utilizadas para a fabricação de biodiesel são a soja (Glycine max), o girassol (Helianthus annuus), a mamona (Ricinus communis), o dendê (Elaeis guineensis), o pinhão-manso (Jatropha curcas), o nabo forrageiro (Raphanus sativus), o algodão (Gossypium spp. L.), o amendoim (Arachis hypogaea), a canola (Brassica napus), o gergelim (Sesamum arientale), o babaçu (Orrbignya speciosa) e a macaúba (Acrocomia aculeata) (Storck Biodiesel, 2008; BiodieselBr.com, 2008; Petrobio, 2005).

O biodisel é um produto biodegradável emitindo quantidades reduzidas de monóxido de carbono e hidrocarbonetos. Ele é obtido através da trasesterificação (a glicerina é separada da gordura ou óleo vegetal), obtendo dois produtos: ésteres e glicerina (valorizado na produção de sabões). Os resíduos podem ser utilizados na nutrição animal.

Vários desses subprodutos apresentam fatores antinutricionais ou compostos bioativos específicos como, gossipol, tanino e saponinas, até compostos altamente tóxicos, como no caso do forbol encontrado em tortas de pinhão manso. Entretanto alguns desses compostos são termo-lábeis e o desenvolvimento de variedades livres têm favorecido a introdução das tortas e farelos na dieta de ruminantes.

 

 

Por: Felipe Rodrigues

Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura no Município Através da Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Entenda a importância da suplementação múltipla no período seco Peixes infectados com vermes podem prejudicar a saúde humana? Governo do Mato Grosso do Sul libera 30 bolsas de pesquisa no setor rural        

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Biodiesel

Bovinos

Floresta e Meio Ambiente

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.