Aumente sua produção leiteira usando instalações adequadas

O Brasil, ao lado de países como EUA, Índia, Rússia, Alemanha, é um grande produtor de leite. No ano de 2002 foram produzidos 21 bilhões de litros de leite, com um total de 18 milhões de vacas ordenhadas, o que representava cerca de 20% do rebanho bovino mundial.

Em média são produzidos no nosso país 3 litros de leite por vaca/dia, enquanto que outros líderes mundiais trazem índices mais elevados de produção, mesmo com um rebanho menor: 22,5 litros de leite/dia nos Estados Unidos; 20,5 no Canadá; 16,9 na Alemanha; na Austrália 14,4; e 10,6 litros de leite/dia na França. Esses números mais expressivos em outros países foi devido a uma produção mais especializadas e técnica.

Desde a seleção da raça dos animais, até as instalações para o abrigo do rebanho durante seu desenvolvimento e produção leiteira, são pontos importantíssimos para a otimização dos índices produtivos.

O manejo intrinsecamente ligado às instalações bem executadas, a fim de reduzir gastos, com maior gerenciamento da mão-de-obra, salubridade e conforto dos animais, está entre os fatores que aumentam a produtividade.

Especialista indicam alguns pontos positivos para a propriedade leiteira:

- Localização: O terreno deve ter boas características de drenagem, com declividade máxima de 2%, firme, ensolarado, protegido de ventos, ter abastecimento de energia elétrica, água potável, diferentes vias de acesso e capacidade que possa permitir ampliações futuras e distribuição racional das instalações;

- Orientação: as instalações zootécnicas devem estar orientadas preferencialmente no sentido leste-oeste, buscando que a superfície exposta a oeste seja a menor possível, evitando superaquecimento, além de permitir que os raios solares no inverno incidam até o interior da instalação dispondo de uma fachada totalmente orientada a norte;

- Distribuição das instalações para a produção leiteira: a distância entres os prédios que compõem a exploração não deve exceder a 1km das pastagens. As instalações devem permitir um bom fluxograma, otimizando a mão-de-obra empregada, a movimentação dos insumos ou produtos finais, bom destino dos subprodutos e assim maiores lucros.

Após a definição do local das instalações, estas devem ser alocadas buscando evitar a perda de tempo e energia dos animais e funcionários, possuindo alguns pontos básicos como:

 

No Brasil, alguns pontos ainda precisam ser superados na busca de maior produtividade leiteira, tais como: mão-de-obra pouco qualificada; baixo índice de aplicação tecnológica no processo de produção; baixa representatividade do setor; tributação desigual de Estados entre produtos derivados e o próprio leite; linhas de créditos insuficientes para atender a demanda; problemas em sistemas cooperativos; inexistência de fortes políticas de defesa de mercado em relação às importações; dentre outros fatores que necessitam de superação, sendo a busca por boas instalações um passo fundamental na superação de vários entraves da produção pecuarista de leite.

 

 

 

 

Fonte: Infoescola

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Pasteurizar colostro? Saiba porque é necessário. Em Goiás a oferta de bezerros traz bons lucros para os pecuaristas Utilização de sub-produtos do biodisel na nutrição animal      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail:

Bovinos de Leite

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.