Novas escolas para o homem do campo

Um novo programa do governo promete melhorar a qualidade de ensino, criando mais escolas e facilidade para o homem do campo.  Foi o que a presidente Dilma Roussef anunicou nesta última terça-feira (20/3).  Batizado de Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), tem como objetivo melhorar a qualidade da educação rural. A medida possibilitará a construção e reforma de escolas, qualificação de professores e a criação de grades curriculares e disciplinas específicas, adaptadas à realidade dos estudantes que vivem na zona rural.

Um dos aspectos novos deste programa é criar um material didático específico para as escolas rurais, para que aprendam sem fugir de sua realidade. Medida essa, que antes não era usada, as crianças estudavam com os mesmos materiais dados aos estudantes urbanos.

Os objetivos do programa é construir novas escolas, cursos de formação continuada para professores e melhoria na infraestrutura das unidades - cerca de 11 mil escolas do campo ainda não possuem luz elétrica, número que representa 15% do total. Segundo o relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a maioria também não tem laboratório, biblioteca ou espaços de lazer.

As escolas localizadas em áreas rurais representam 12% das matrículas de educação básica em todo o país. Os indicadores educacionais do campo são bastante inferiores se comparados aos das áreas urbanas. Enquanto a taxa de analfabetismo no país - na população com mais de 15 anos - é de 9,6%, só na zona rural, esse índice sobe para 23,2%. Apenas 15% dos jovens de 15 a 17 anos do campo estão no ensino médio e somente 6% das crianças até 3 anos têm acesso à creche.

   

Fonte: Agência Brasil

Adaptação: Revista Agropecuária      

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Tendência do mercado do boi gordo é continuar caindo

Porque fazer o exame andrológico em bovinos?

Pastos degradados preocupam produtores bovinos    

 

Quer ficar informado: Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Destaques

Economia Rural

Notícias

Políticas Rurais

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.