Aspectos contínuos de ganho de peso em gado de corte

A produção de gado de corte no Brasil tem crescido bastante nos últimos anos, tanto em quantidade como em qualidade.

Um grande problema enfrentando, é a sazonalidade do clima, assim como a sua divergência em diferentes regiões no país. Assim, conseguimos dividir o sistema de produção em três: Extensivo, Semi-intensivo e Intensivo. Junto com essa divisão de sistemas, podemos também dividir quanto ao ganho de peso do animal.

No sistema extensivo, os animais são criados a pasto, alimentados somente com a forrageira. Na maior parte desse sistema, o pasto não sofreu reforma e as pastagens presentes são naturais. Essa área atinge atualmente cerca de 100 milhões de hectares e conseguimos ganhos diários de peso de -0,5 kg à 0,5kg.

No sistema semi-intensivo, quando se utiliza pastagem formada com gramíneas de melhor qualidade, e fornecimento de um suplemento múltiplo, conseguimos ganhos diários de 0,8 à 1,0 kg.

Quando vamos ao confinamento, sistema intensivo, os ganhos variam de 0,8 à 2,0 kg por dia.

O ideal é tentar adaptar o modelo de criação à região, junto com uma análise de custos e ganho de peso.

Mesmo com essa divisão, é necessário que se tome conhecimento da importância da genética do rebanho, pois esta é uma grande determinante do sucesso do sistema escolhido, e que quando a alteramos, estamos sujeitos a variações no desempenho dos animais.

 

Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Controle Biológico e prático de insetos do maracujazeiro CPT Cursos Presenciais agenda cursos de Avicultura Conheça o Código comercial e sua influencia no agronegócio    

Quer ficar informado: Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Bovinos de Corte

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.