Iniciada a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa

Quatorze estados brasileiros e o Distrito Federal começaram a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, com exceção dos estados do Espirito Santo, Mato Grosso, Pará e São Paulo. Nessas regiões, apenas os animais com idade abaixo de 24 meses receberão a vacina.

Os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, parte do centro-norte do Pará, Pernambuco e Piauí tiveram a atividade de vacinação transferida para o dia 1º de junho. O objetivo final do processo é ampliar a zona livre de febre aftosa no Brasil, até o final do ano. Amazonas, Roraima, Rondônia, Bahia e Mato Grosso do Sul (na região de fronteira internacional) já haviam iniciado a vacinação contra a doença, anteriormente.

A cobertura vacinal de 2011 foi de 97,4%, segundo Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal (DAS). "Não basta que cada produtor vacine corretamente o seu rebanho. Ele precisa estar atento à sua parte, mas também fiscalizar e colaborar com o vizinho. O descaso de um pode comprometer toda uma região", alerta Marques.

Somando todos os estado brasileiros, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) espera que 158,8 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta primeira fase.

Fonte: CNPC Adaptação: Revista Agropecuária      

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

 

 

 

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Safrinha do milho em Mato grosso trará lucros ao produtor Vaca nelore é vendida por R$ 740 mil, sua metade Dicas de formulação de dietas para vaca de leite

Artigos

Bovinos

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.